NOTÍCIAS

Meta Vai Identificar Conteúdo Gerado Por Inteligência Artificial

Empresa amplia abordagem para lidar com conteúdo manipulado nas suas plataformas

A Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram e Threads, anunciou que irá introduzir uma etiqueta de “Feito com IA” em conteúdo de vídeo, áudio e imagem gerado por inteligência artificial nas suas plataformas.

Esta decisão surge na sequência de recomendações do Conselho de Supervisão da Meta e de um processo de revisão de políticas que incluiu sondagens de opinião pública e consultas a especialistas.

De acordo com Monika Bickert, vice-presidente de Políticas de Conteúdo da Meta, a abordagem actual da empresa para lidar com conteúdo manipulado era demasiado estreita, cobrindo apenas vídeos criados ou alterados por IA para fazer uma pessoa parecer dizer algo que não disse. Nos últimos quatro anos, e em particular no último ano, o desenvolvimento de outros tipos de conteúdo realista gerado por IA, como áudio e fotos, tornou necessária uma abordagem mais abrangente.

O Conselho de Supervisão argumentou também que a remoção deste tipo de conteúdo arriscava restringir indevidamente a liberdade de expressão, recomendando uma abordagem “menos restritiva” com a adição de rótulos e contexto.

Assim, a Meta irá começar a rotular um leque mais amplo de conteúdo de vídeo, áudio e imagem como “Feito com IA” quando detetar indicadores padrão da indústria de imagens geradas por IA ou quando as pessoas revelarem que estão a carregar conteúdo gerado por IA. Nos casos em que o conteúdo criar um risco particularmente alto de enganar o público de forma substancial sobre um assunto importante, a empresa poderá adicionar um rótulo mais proeminente.

O conteúdo permanecerá nas plataformas para que a Meta possa adicionar rótulos e contexto informacionais, a menos que viole as políticas da comunidade. A empresa também continuará a trabalhar com uma rede de quase 100 fact-checkers independentes para rever conteúdo falso ou enganoso gerado por IA.

As novas regras deverão entrar em vigor a partir de maio de 2024, com a remoção de conteúdo com base na política de vídeo manipulado a terminar em julho, dando tempo às pessoas para se familiarizarem com o processo de autorrevelação.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo