TECNOLOGIA

Gemini: O Modelo de IA Mais Avançado Da Google

A Google pretende integrar o Gemini em vários dos seus produtos, incluindo o Bard

A Google anunciou o lançamento do seu modelo de inteligência artificial mais avançado e capaz até à data, o Gemini. Este modelo foi desenvolvido com o objectivo de melhorar a forma como interagimos com tecnologias baseadas em IA.

Em comunicado, o CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, e o CEO e Co-Fundador da Google DeepMind, Demis Hassabis, destacaram que o Gemini é um avanço significativo em relação aos modelos anteriores da empresa. O Gemini é capaz de compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, incluindo texto, código, áudio, imagem e vídeo.

Sundar Pichai salientou a importância deste momento, referindo que “estamos apenas a começar a arranhar a superfície do que é possível”. Ele destaca que a IA tem o potencial de criar oportunidades e trazer novas ondas de inovação e progresso económico, além de impulsionar o conhecimento, aprendizagem, criatividade e produtividade numa escala sem precedentes.

O Gemini é apresentado em três versões distintas: Gemini Ultra, para tarefas altamente complexas; Gemini Pro, optimizado para uma ampla gama de tarefas; e Gemini Nano, projectado para tarefas eficientes em dispositivos móveis. Esta flexibilidade permite que o Gemini seja aplicado em uma variedade de contextos, desde data centers até dispositivos móveis.

Uma característica importante do Gemini é a sua capacidade de entender e processar informações complexas de maneira integrada. O modelo foi treinado para reconhecer e entender texto, imagens, áudio e mais simultaneamente, tornando-o particularmente eficaz em explicar raciocínios em assuntos complexos como matemática e física.

A Google planeia integrar o Gemini em vários dos seus produtos. O Gemini Pro será usado no Bard para melhorar o raciocínio e a compreensão, enquanto o Gemini Nano será implementado no Pixel 8 Pro, com funções como “Summarize” no aplicativo Recorder e Smart Reply no Gboard para WhatsApp.

Publicidade

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo