OPINIÃO

O valor social das marcas

Muitas têm sido as notícias publicadas no site Marcas em acção sobre actividades de responsabilidade social das marcas.

O impacto social das empresas junto das comunidades locais tem sido marcado por iniciativas tão distintas como a reabilitação de escolas, apoio financeiro a estudantes com menos recursos, apoio financeiro a hospitais e centros de saúde, prevenção e educação rodoviária, entre outras, por marcas de maior e menor dimensão, levadas a cabo por empresas que actuam em diversos sectores da economia, como a banca, as telecomunicações, distribuição, etc.

Parece que a responsabilidade social deixou definitivamente de ser vista como uma “moda” de gestão (que para muitos seria passageira), para fazer parte da construção de uma marca.

As empresas e os seus responsáveis vêem-se cada vez mais pressionados pela responsabilidade social, já que construir e proteger a reputação de uma marca não é apenas uma questão de manter uma identidade visual consistente e lançar campanhas de publicidade memoráveis. Significa também ser vista como sustentável e amiga do ambiente, que defenda a igualdade de oportunidades e seja um bom local de trabalho para os seus colaboradores, que seja um parceiro comercial digno de confiança e uma entidade bem-vinda em qualquer comunidade.

As marcas socialmente mais valiosas têm uma capacidade maior de fidelizar os seus clientes, o que contribui para a criação de rendimentos mais sólidos para as empresas, ao longo do tempo, o que gera níveis maiores e mais sustentáveis de emprego e criação de riqueza social.

Nota: algumas das ideias aqui expostas resultam da leitura do livro “O Mundo das Marcas” da Actual Editora (Título original: “Brands and Branding” do The Economist Newspaper)

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo