MARKETING

Angola: História em banda desenhada no CCBA

“Angola Janga” – ou a “pequena Angola” – é o nome de código do Quilombo dos Palmares, principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial. Formado em fins do século XVI, em Pernambuco, por sucessivas levas de foragidos dos engenhos de açúcar, Palmares constituiu, por mais de cem anos, um verdadeiro reino africano em terras brasileiras, resistindo às forças coloniais portuguesas e holandesas.

Para homenagear este importante capítulo da história dos povos africanos deslocados ao Novo Mundo, o Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) recebe a exposição “Angola Janga” do ilustrador brasileiro Marcelo D’Salete, trazida para Angola pela Embaixada do Brasil e inserida no Projeto “Brasil em Quadrinhos”, idealizado pelo Ministério das Relações Exteriores do País-irmão, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. O projecto visa fomentar o gosto pela leitura e promover a literatura em língua portuguesa, utilizando-se da capacidade da Banda Desenhada de contar histórias relevantes de forma lúdica e facilmente compreensível por públicos de todas as idades.

A exposição “Angola Janga” é baseada no trabalho de banda desenhada também com o mesmo nome, que ganhou forma após onze anos de dedicação e profunda pesquisa histórica do cartoonista e professor Marcelo D’Salete, e que se tornou numa das obras mais aclamadas do autor, tendo sido agraciada, em 2018, com o prémio Jabuti, um dos mais relevantes do universo editorial brasileiro, na categoria “Histórias em Quadrinhos” (HQ) – denominação da Banda Desenhada no Brasil – e com o troféu HQ Mix.

A produção de BD vive um momento de efervescência no Brasil, com o lançamento de uma multiplicidade de títulos, crescente peso no contexto da indústria criativa e contínuo reconhecimento internacional. Nesse sentido, “Angola Janga” e o projeto “Brasil em Quadrinhos” buscam também fomentar o intercâmbio entre artistas e apreciadores da “Nona Arte” do Brasil e de Angola.

A exibição vai estar patente no CCBA de 28 de Junho a 11 de Agosto, e contará com a presença de Marcelo D’Salete – que estará em Luanda, na segunda quinzena de julho, para uma série de oficinas, palestras e entrevistas. Está também prevista a participação de renomados cartoonistas angolanos, cujos nomes serão anunciados em breve.

A exposição vai estar aberta ao público de Terça a Sábado, das 10 às 20 horas e aos Domingos, das 11 às 18 horas, com entrada gratuita. Detalhes sobre a programação e inscrições para as oficinas podem ser encontrados no website e página no Facebook do CCBA.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo