Angola: Um intercâmbio com Raízes brasileiras
O Coletivo Raízes, um projecto voltado para a promoção e divulgação da cultura africana no Brasil, juntou 22 artistas brasileiros para realizar, a partir do dia 07 de Julho, um ciclo de formações, acções sociais e actividades culturais em quatro províncias de Angola, nomeadamente: Luanda, Bengo, Benguela e Huambo.
Este que será o 2.º intercâmbio cultural entre Brasil e Angola, promovido por esta colectividade, tem como principal objectivo fortalecer os laços entre os dois países por meio das suas culturas.
O grupo formado por historiadores, escritores, actores, professores músicos e produtores culturais, oferecerá cursos, palestras e apresentações gratuitas para as comunidades angolanas nos municípios do Cazenga e Cacuaco em Luanda, Barra do Dande no Bengo, Bailundo no Huambo e em Benguela.
O projecto conta com o apoio do Coletivo Ombaka em parceria com a Banga Artesanato, em Benguela, os Caçadores de Excelência no Bailundo, Associação Palancas Negras e o Consulado Geral de Angola em São Paulo, com a logística da organização a ser assegurada pela organização não governamental Globo Dikulo.
Haverá ainda oportunidade para visitas de turismo a locais históricos de Angola, roda de conversa com artistas e produtores culturais locais, cursos de economia criativa, criação de oficinas de música, teatro, literatura, dança, contos, espectáculos de dança e música, lançamento de livros, amostras culturais e workshops para jovens.
Artistas que vão marcar presença:
Alex André Vargem – Empreendedor cultural e Palestrante.
Ana Aparecida Luciano de Oliveira – Marketing Pessoal, Coaching de Carreira.
Bianca Campos de Sousa – Marketing Pessoal, Coaching de Carreira.
Giuliana Maria de Oliveira – Atriz premiada “Projeto Umbuzeiro em Angola”
Fernando Vicente – Ator premiado, teatro e televisão “ Projecto Umbuzeiro em Angola”.
Genildo Pereira Lima – Musico e compositor “Realização de uma apresentação musical e roda de conversa com artistas locais”.
Vinicius Alves da Silva – Ator, produtor cultural, cineasta.
Ana Lucia de Camargo – Mestre professora e escritora, bailarina “Curso e Workshop de Economia Criativa”.
Tereza de Fatima Mascarin – Mestre, pesquisadora e escritora.
Andreia da Silva – Estilista, professora e empreendedora cultural “Projeto AGBARA moda afro”.
Keila dos Santos – Produtora e empreendedora cultural “Roda de conversa sobre dança Kizomba com jovens e dançarinos locais.
Vanessa da Rocha – Produtora e empreendedora cultural “Roda de conversa sobre dança Kizomba com jovens e dançarinos locais.
Magna de Oliveira – Escritora, professora e mestre contadora de história “Projeto as Yabás”.
Maria da Costa / Madu Costa – Mestre, professora, escritora e contadora de história. “Projeto as Yabás”.
Shirley Magda Oliveira dos Reis / Chica Reis: Professora e mestre em storytelling. Projeto as Yabás.
Ligia Helena, Paulo Estrela D´agua, Elaine, Rodrigo Luz, Thais Povoa, Michele: Grupo de educadores e artistas que participarão do Festeca e actividades interdisciplinares na província de Benguela.