4 dicas que vão melhorar a comunicação das marcas com a Geração Z
O surgimento da internet deu a oportunidade aos indivíduos de estarem permanentemente conectados, acabando por transformar o modo como as pessoas interagem e se relacionam, com consequências para os negócios e para a forma como as marcas comunicam. No meio desta transformação surge a Geração Z, que cresceu a utilizar a tecnologia de forma completamente diferente das gerações anteriores.
Nascidos a partir de 1992, cresceram a usar a internet e o seu ambiente tornou-se totalmente digital. Consequentemente, as empresas sentem a necessidade de comunicar uma quantidade maior de informação, de forma instantânea e actualizada, tornando estes indivíduos mais sensíveis a todos esses temas.
Estão as marcas preparadas para comunicar com a Geração Z?
Actualmente, o grande desafio centra-se na adaptação do modelo de negócio das marcas a esta geração digital. O objectivo é criar e manter uma comunicação mais dinâmica, possibilitando uma maior interacção e transmissão de informação de forma mais rápida e eficiente.
Um estudo realizado pela Deusto Business School de Madrid em 2017, mostrou que a Geração Z destaca-se pelo uso frequente de tecnologia, bem como pela utilização diária das redes sociais, consumo de vídeos, blogs, entre outros. Outro aspecto a considerar, é que os jovens desta geração tendem a ser menos fiéis às marcas e revelam um comportamento muito atento e ponderado no que diz respeito à experiência com as mesmas.
Como as marcas podem impactar a Geração Z?
O desafio centra-se na construção de uma presença digital coesa, sendo o seu principal foco uma forte comunicação através das redes sociais.
Desta forma é importante uma comunicação que:
- Ofereça valor: É imprescindível que a informação transmitida seja relevante, fazendo com que seja percebido todo o benefício e valor por detrás das marcas. Muito mais do que publicidade, estes nativos digitais procuram o verdadeiro propósito das marcas.
- Tenha mais qualidade e autenticidade nos conteúdos: As empresas devem apresentar os seus produtos o mais realisticamente possível. A Geração Z procura uma comunicação coesa e real e não algo imaginário. Os produtos devem ter uma comunicação baseada na autenticidade, inovação e tecnologia.
- Aposte em influenciadores digitais: Esta geração tem um enorme fascínio pelos denominados influenciadores digitais, como Youtubers e Instagrammers. Estes acabam por criar conteúdo que aos olhos destes nativos digitais têm muito valor. Neste sentido, é imprescindível que as marcas estejam de certa forma ligadas através destes criadores de conteúdo.
- Esteja associada a causas importantes: Esta geração digital expressa-se de forma distinta e procura por marcas que estejam por detrás de causas. Desta forma, é imprescindível que as mesmas defendam causas como: a protecção do meio ambiente, igualdade de género ou até mesmo os direitos dos animais. Este tipo de posicionamento ajudará as marcas a relacionarem-se positivamente com esta geração.
É muito importante que as empresas tenham um maior conhecimento sobre os seus clientes e público-alvo. Deste modo, uma comunicação eficaz baseada na difusão de informação adaptada aos diferentes públicos é meio caminho andado para as mesmas captarem a atenção e serem capazes de estimular os consumidores. As marcas têm sobretudo de criar experiências e valor, de forma a despertar interesses e sentimentos.