Angola: Roque Online, o marketplace que se transformou numa (Seed)star
Luanda recebeu no passado dia 06 de Setembro a final da etapa local do Seedstars. Dez concorrentes subiram ao palco do auditório da Fortaleza de São Miguel, para disputarem o título de melhor Startup angolana, e um lugar na final regional, que vai acontecer em Dezembro, em Joanesburgo, e que poderá abrir caminho para o evento global Seedstars World, na Suiça, onde empreendedores de todo o mundo competem por um investimento até 1 milhão de dólares.
A grande vencedora da 5.ª edição da Seedstars Luanda foi a Startup Roque Online, que tem como objectivo contribuir para a criação de uma cadeia de valor para o sector informal.
Os promotores do projecto criaram um marketplace digital que permite ligar vendedores e prestadores de serviços dos vários mercados informais existentes em Luanda (em particular, mulheres) com compradores, através de uma plataforma web. A ideia passa por oferecer ferramentas modernas de apoio ao negócio das vendedoras e criar um registo digital das transacções, que no futuro ajudará estas pessoas a acederem a serviços essenciais como os serviços bancários.
O nome da plataforma é uma homenagem ao famoso mercado “Roque Santeiro”, que foi um dos maiores mercados informais de África, e que acabou por ser desactivado em 2011.
Os responsáveis da empresa, com esta vitória no Seedstars Luanda, esperam ter acesso a uma rede global de empreendedores e mentores e ferramentas de negócios, que ajudem a alargar as suas capacidades e a acelerar o crescimento da plataforma.