TENDÊNCIAS

3 tendências essenciais para marcas de automóveis lançarem novos modelos

As tecnologias digitais continuam a reformular a forma como os consumidores de automóveis descobrem e compram carros. E as marcas de automóveis de hoje necessitam de responder a esta mudança, reinventando o lançamento de seus produtos, promovendo o envolvimento no domínio digital e criando experiências com “zero atrito”.

Facebook IQ – projeto do Facebook dedicado a fornecer dados de mercado para estratégias de Marketing – acaba de disponibilizar novos relatórios inseridos numa iniciativa designada por “Zero Friction Future”, cujo foco é o de ajudar os revendedores de automóveis a identificar e priorizar os temas de contacto que podem melhorar a experiência online dos compradores de automóveis.

O online e o mobile proporcionam, cada vez mais, uma maior eficiência aos processos de compra das pessoas, nas mais diversas indústrias, e os compradores de automóveis esperam obter essa mesma experiência. Embora um carro esteja na lista das coisas mais dispendiosas que uma pessoa vá alguma vez adquirir, na maior parte das vezes o processo de compra não é facilitado. Uma pesquisa feita pela Accenture para o Facebook IQ, a compradores de automóveis em nove países, revelou 3 tendências importantes que afectam actualmente o sector: foco no digital, antecipar necessidades e oferecer uma experiência sem fricções.

Apesar da existência de algumas variações, devido às diferenças culturais dos mercados estudados, os resultados obtidos sugerem uma expectativa generalizada dos consumidores em obter uma experiência de compra digital sem atritos e atendendo as suas necessidades específicas.

O que é que estes resultados significam para os profissionais de marketing?

  1. As redes sociais e as comunidades online estão entre os primeiros lugares onde os compradores de automóveis ficam a saber sobre lançamentos de carros e notícias. Essas plataformas digitais always-on são lugares chave para as marcas criarem familiaridade, compartilhando conteúdo relevante.
  2. O conhecimento da marca (brand awareness) deve ser impulsionado antes do processo de compra, mostrando aos consumidores que está constantemente a par das suas necessidades de vida. As plataformas sociais são uma ferramenta poderosa para forjar conexões fortes em torno de tópicos importantes para o seu público.
  3. Os consumidores têm grandes expectativas em relação às experiências personalizadas da marca e desejam uma jornada de compra sem qualquer tipo de atrito. As marcas podem ajudar a remover pontos problemáticos do processo de compra, usando plataformas sociais para compartilhar comunicações personalizadas úteis ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Embora 70% dos consumidores afirmem que a tecnologia lhes facilitou os processos de descoberta e de compra, criou também expectativas de que as compras serão rápidas e sem barreiras. Para conhecer todos os detalhes dos relatório inseridos na iniciativa “Zero Friction Future”, clique aqui.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo