Angola: ExxonMobil incentiva o estudo das disciplinas STEM
A ExxonMobil realizou um encontro com parceiros e estudantes, para assinalar o Dia Internacional do Petróleo, celebrado a 29 de Setembro.
A actividade decorreu no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), onde os estudantes foram incentivados a abraçar as disciplinas STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O evento contou com lançamento do “Livro Prático de matemática”, que será distribuído em escolas de várias províncias do país. A ExxonMobil financiou a impressão de 2.500 exemplares do livro, em parceria com a Organização Não-Governamental ADPP.
Ex-alunos do ISPTEC , agora funcionários da petrolífera, e actuais estudantes bolseiros que frequentam a instituição de ensino, suportados financeiramente pela ExxonMobil, apresentaram os seus depoimentos de forma a motivar os restantes alunos.
No evento estiveram presentes representantes da Agência Nacional de Petróleos e Gás, do Ministério de Recursos Minerais e Petróleos, do Ministério da Educação, bem como outras empresas do sector petrolífero, nomeadamente a Sonangol, ENI, BP e Equinor.
“Com esta iniciativa, pretendemos motivar os alunos, tanto no sistema de ensino público como no sector privado, promovendo e melhorando o ensino das disciplinas STEM. O objectivo é também melhorar substancialmente o nível académico dos estudantes, preparando-os para a Universidade e mercado de trabalho”, afirmou Armando Afonso, Director de Relações Públicas e Governamentais da ExxonMobil em Angola.
Ao longo dos anos, a petrolífera já investiu mais de 25 milhões de dólares americanos em várias áreas do sector da educação em todo o país, incluindo a construção de escolas e capacitação de mais de 500 professores nas disciplinas de STEM.