Angola: Standard Bank patrocinou fim-de-semana dedicado ao empreendedorismo
No passado fim-de-semana decorreu no ISPTEC, em Luanda, a 2.ª edição do Startup Weekend, com a participação de dezenas de pessoas a apresentaram os seus projectos e aprenderam como criar uma startup.
O evento, que conta com o patrocínio do Standard Bank de Angola, é uma experiência única onde, empreendedores e aspirantes a empreendedores, aprendem como criar uma empresa, durante cerca de 54 horas. Nos três dias de evento, os participantes apresentaram as suas ideias, validaram, construíram o modelo de negócio, desenvolveram um protótipo e realizaram no último dia uma apresentação para um júri e uma audiência maior.
Cláudia Viana, responsável da Área de Inovação do Standard Bank, considera que foram 54 horas de muitas ideias inovadoras, experiência, conhecimento, aproveitamento e orientação. “Enquanto patrocinador oficial, o Standard Bank quer estar muito próximo da comunidade de empreendedorismo e ser um agente colaborativo no ecossistema do empreendedorismo ligado as tecnologias digitais”, afirmou.
O projecto vencedor foi o Cartão de Vacinas Virtual, constituído por 4 criadores e que tem como objectivo atender a população de forma rápida e eficiente no acesso aos serviços de saúde com maior realce ao acesso às vacinas para as crianças.
Os participantes receberam no final um certificado de participação, sendo que os líderes dos três primeiros grupos, terão a oportunidade de ter acesso ao Programa Orange Corners, que lhes vai permitir entrar num programa de incubação durante 6 meses.
Do lado do Standard Bank ficou ainda o compromisso de oferecer ao primeiro, segundo e terceiro classificados, 20, 15 e 10 horas de mentoria, respectivamente, para que os jovens consigam ter muito mais estrutura e bagagem para avançarem com as ideias de negócio.