Edição Seedstars World Luanda 2020 Já Tem Finalistas
Já são conhecidas as dez startups angolanas de tecnologia que marcarão presença na final local da competição Seedstars World, em Luanda, a ter lugar no próximo dia 7 de Novembro, às 15h00, hora de Angola, com transmissão ao vivo nas plataformas digitais da Seedstars e dos parceiros KiandaHub e Platinaline.
Na edição 2020, foram recebidas perto de 90 candidaturas, das quais 31 tiveram acesso a conteúdos na plataforma Seedstars Academy e destas, 10 vão competir na final pelo título de vencedora local, garantindo assim o passe para a competição regional, que antecede à grande final global, cujo o prémio são 500 mil dólares em investimento de capital. Este ano todos os eventos serão online.
As startups seleccionadas, para além do acesso aos conteúdos da plataforma Seedstars Academy, têm acesso à rede de mentores Seedstars Online e beneficiam ainda de um bootcamp virtual.
Em Angola, a competição Seedstars Luanda 2020/21 é organizada com o apoio da KiandaHub, o embaixador local, e dos patrocinadores principais Unitel e Banco Millennium Atlântico.
“Estamos muito entusiasmados para ver quem será o vencedor do Seedstars Luanda 2020 depois de receber mais de 90 candidaturas de startups interessantes no ecossistema. Também somos encorajados a ver o espírito resiliente dos empreendedores, apesar de estarem no meio de uma pandemia global. Junte-se a nós para descobrirmos qual dessas startups promissoras será a vencedora da edição 2020 da competição local e prosseguirá para a etapa regional, onde irá competir com mais de 20 outros vencedores de toda África”, explica a gestora de Comunidade e Eventos em África na Seedstars, Lorraine Davis.
Por sua vez, Joel Epalanga, Co-fundador e Director Geral na KiandaHub, afirma que “Como organizadores locais e embaixadores da Seedstars, a KiandaHub está empenhada em apoiar, identificar e colocar os holofotes necessários às nossas estrelas descobertas todos os anos, e isto está 100% alinhado à nossa missão de potenciar o crescimento sustentável das startups“.
“Estamos entusiasmados com o crescimento do nosso ecossistema e aguardamos ansiosamente por testemunhar o potencial das novas startups, apesar das barreiras impostas pela Covid-19, globalmente”, acrescenta Joel Epalanga.
“A UNITEL como motor do ecossistema de inovação e tecnologia, olha para o Seedstars como um player fundamental para o desenvolvimento e reforço do ecossistema do empreendedorismo angolano. Para nós, este evento é uma plataforma de disseminação de conteúdo nacional e incubação como uma forma de refinamento”, diz Eunice de Carvalho, Directora Geral Adjunta para os Assuntos Corporativos.
“Como instituição que tem no DNA a forte aposta na inovação digital e no empreendedorismo em Angola, é sempre uma honra para nós podermos apoiar a realização do evento local do Seedstars, incubadora de onde emergem startups com projectos e talento que todos os anos colocam o nome de Angola no mapa de África e do mundo, através dos eventos subsequentes Regional e Global. Este ano, contamos alargar o âmbito da colaboração, trabalhando mais directamente com as startups vencedoras, através do Disruption Lab, o primeiro laboratório de inovação digital em Angola. Estamos muito ansiosos pelo evento final, para conhecermos o grande vencedor”, informou Leyda Pinho em nome do Disruption Lab powered by ATLANTICO.
Estas são as startups seleccionadas para a final:
- ASSINEBWE – Software que permite às empresas gerir e assinar documentos digitalmente em qualquer dispositivo, em qualquer altura e qualquer lugar, com segurança garantida.
- BANKADA – Pedidos de entrega e táxi num único sistema digital. O mesmo táxi que transporta passageiros também entrega mercadorias de 2 ou mais kilos.
- EPDRONES – Empresa angolana de serviços de transporte de passageiros focada em oferecer soluções eficazes de apoio na agricultura, construção, engenharia, e entretenimento.
- HUMBITEC – Alavanca a tecnologia geoespacial e aeroespacial para a melhoria da vida na terra, começando pela agricultura de precisão.
- IMO NExT App – Uma plataforma que preenche a lacuna na procura e aquisição de propriedades, conectando anunciantes a potenciais clientes.
- KIMPOVI – Liga advogados a clientes (particulares ou empresas), oferecendo modelos de documentos pré-preparados e legislação segmentada.
- NAWABUS – Plataforma digital para pesquisa, reserva e venda de bilhetes para transportes públicos interprovinciais.
- PAGA 3 – Uma plataforma que permite o pagamento de serviços e produtos em prestações.
- SOCIA – Uma aplicação que permite às pessoas comprar um produto partilhando a conta e o produto em partes iguais.
- SSD – Uma plataforma que visa reduzir a distância entre médicos e doentes através da Telemedicina.