Novos Cargos Ameaçam O Lugar Do CMO Tradicional
Num artigo da AdAge, a publicação fala sobre a proliferação de novos cargos relacionados com o marketing que estão a ocupar os lugares das salas de reunião dos conselhos de administração, substituindo ou ultrapassando os tradicionais Chief Marketing Officers (CMOs).
São vários os títulos dos novos cargos executivos que reportam, estão relacionados ou substituem os administradores de marketing. A liderar a tendência estão os Chief Experience Officer (CXO), mas existem muitos outros como Chief Customer Officer (CCO), Chief Growth Officer (CGO), Chief Brand Officer (CBO), Chief Purpose Officer (CPO), Chief Member Officer (CMO), Chief Communications Officer (CCO), Chief Digital Officer (CDO), Chief Mar-Tech Officer (CMTO), Chief Revenue Officer (CRO) e Chief Creative Officer (CCO).
Esta abundância de novos títulos resulta de 2 motivos. Em primeiro lugar, o campo de acção do marketing expandiu-se, aos olhos dos responsáveis máximos das organizações, passando a incluir aspectos relacionados com a experiência do consumidor que tradicionalmente não eram considerados marketing, desde Contact Centers ao desenho de produtos e serviços.
Em segundo lugar, alguns destes executivos ocupam funções corporativas adjacentes, que tipicamente não estão no descritivo de funções do marketing. Por exemplo, é bem provável que Director de Receita (Chief Revenue Officer) seja mais uma função de vendas, encarregue do negócio business-to-business, mesmo em empresas de marketing ao consumidor final.
O artigo refere que, entre todos os cargos em ascensão, o destaque vai para os Directores de Experiência do Cliente (Chief Experience Officers). Este cargo também é, possivelmente, o que trás maiores confusões porque costuma incluir um número elevado de funções que normalmente estão fora das “obrigações” convencionais do marketing. Algumas vezes os CXOs reportam aos CMOs. Noutras dá-se o contrário. Por vezes são cargos com linhas de subordinação separadas, cada um reportando ao Director de Operações ou ao CEO.
Embora a função de CXO inclua muito mais do que o marketing tradicional, a questão que se coloca é se é, de facto, necessário um novo título ou simplesmente uma definição mais ampla de marketing. De um modo geral, o mercado parece estar mais inclinado para a segunda opção. A função do CXO pode variar, mas, no mínimo, geralmente engloba a supervisão dos centros de contacto dos clientes para além do marketing tradicional.
Um dos principais impulsionadores para o aumento da importância de funções como Chief Experience Officers, Chief Customer Officers e Chief Growth Officers é a existente correlação entre uma estratégia de experiência de cliente amplamente definida e o crescimento do negócio.
A sua empresa continua a ter um Chief Marketing Officer?