TotalEnergies Anuncia Os Vencedores Do Desafio Startupper Do Ano
A TotalEnergies anunciou os 3 vencedores da 3.ª edição do desafio Startupper do Ano, numa gala que reservou ainda surpresas para mais 2 finalistas do concurso.
O concurso, composto por várias etapas, contou com 1.025 candidaturas, das quais 533 foram validadas, seguindo-se o apuramento do top 90, depois da avaliação e voto do público. Na etapa seguinte, uma equipa técnica apurou os 15 finalistas, e, finalmente, o júri do concurso seleccionou os três vencedores do desafio após pitch ao vivo de cada concorrente.
Olivier Jouny, Director Geral da TotalEnergies Exploração e Produção Angola, destacou o compromisso da empresa com o país, no passado, no presente e no futuro e afirmou que “A nossa política de responsabilidade social está focada principalmente na juventude angolana, representada aqui pelos nossos Startuppers, e que configura a maior parte da população nacional”.
“Este concurso pode dar uma oportunidade, bem como ser uma alavanca para uma ideia que nasce do sonho, de uma ou de um jovem, e que pode tornar-se na chave do desenvolvimento económico de uma comunidade, de um bairro, de uma cidade, de um país, e até mesmo além fronteiras. Precisamos potenciar as ideias dos jovens angolanos, porque é evidente que há neles uma capacidade enorme de criar, conceber, executar e empreender”, sublinhou o Director Geral.
Os 3 vencedores do desafio Startupper do Ano foram:
- Vencedor da categoria de Melhor Projecto De Criação De Negócio – projecto “Eco-Telhas” do empreendedor Nuno Cruz, que envolve a produção de telhas sustentáveis pelo reaproveitamento de resíduos (embalagens tetra pack).
- Vencedor da categoria de Melhor Empreendedora – projecto “Dá uma Pilha”, da empreendedora Juelma de Castro com a criação de uma plataforma digital de angariação de investimento para projectos de mulheres empreendedoras.
- Vencedor da categoria de Melhor Startup Existente Com Menos de 3 Anos – projecto “Adubo Orgânico”, de Augusto Campos, que advoga a produção de adubo através da compostagem de resíduos orgânicos.
Os critérios de selecção utilizados pelo júri no concurso basearam-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, no carácter inovador e na viabilidade e potencial de desenvolvimento de cada projecto.
Para além do prémio financeiro de três milhões cento e cinquenta mil kwanzas, os vencedores do desafio vão beneficiar de um programa de incubação e acompanhamento personalizado pela Acelera Angola, durante 6 meses.
Após a revelação dos 3 vencedores do desafio, Tania Almeida, Secretária Geral da TotalEnergies EP Angola e também presidente do júri, surpreendeu os presentes com o anúncio de 2 prémios adicionais.
Manasia Futa, a promotora do projecto “Kuzunga”, que contribui para a promoção da educação e inclusão financeira das mulheres zungueiras com idade entre os 20 aos 40 anos, vai juntar-se aos 3 vencedores no programa de incubação da Acelera Angola.
Enquanto que os candidatos da equipa Aoc Project, que foram finalistas com o projecto S.M.C de Gases, que tem como finalidade medir, bloquear e notificar o utilizador sobre a existência de fugas de gás em reservatórios ou tubulações, foram premiados com uma bolsa integral para participar no programa de mentoria e aceleração do Founder Institute.
Os 3 vencedores da edição angola do Startupper do Ano vão apresentar os seus projectos a um júri internacional, em competição com os vencedores dos restantes 31 países africanos onde a TotalEnergies opera e também promove o concurso.