Standard Bank Apresentou Mais Um Briefing Económico
Desde 2018 que o Standard Bank realiza o “Briefing Económico”, um evento periódico que apresenta uma visão geral sobre a conjuntura macroeconómica e perspectivas para a economia angolana.
O objectivo desta iniciativa de partilha de conhecimento especializado, produzida pela equipa de Research do Standard Bank é acrescentar valor no que diz respeito aos temas ligados à economia angolana e ao continente africano de uma forma geral.
No mais recente “Briefing Económico”, Fáusio Mussá, Economista Chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique, realçou, em termos de apectos positivos, que “se Angola não tivesse implementado com sucesso, desde 2018, um conjunto de reformas para estabilizar a economia, apoiadas por um programa com o FMI bem sucedido, muito provavelmente seria necessário um preço de petróleo mais elevado do que o actual para alcançar a estabilidade da moeda, uma redução da inflação, um equilíbrio das contas públicas e a redução da dívida pública”.
Relativamente aos desafios, Fáusio Mussá referiu que Angola “ainda cresce a um ritmo lento”, no entanto, é esperada uma taxa de crescimento do PIB de 3,3% este ano. “O cenário base de crescimento para Angola reflecte um ritmo de crescimento não materialmente superior ao crescimento populacional, o que mantém a pobreza e o desemprego elevados”, sublinhou Fáusio Mussá, terminando com uma preocupação sobre o futuro de Angola: “ao olharmos para as perspectivas de médio e longo prazo para o País, destacam-se várias vulnerabilidades, desde a dependência do petróleo à incerteza quanto às perspectivas de investimento”.