Nação Verde Recolhe Resíduos Sólidos Nas Praias Com Apoio Da Coca-Cola E Refriango
A Associação Nação Verde, com o apoio da Coca-Cola e da Refriango, recolheu resíduos sólidos na Praia da Areia Branca, em Luanda, para assinalar o Dia Mundial de Limpeza. que este ano se celebrou a 17 de Setembro.
Funcionários da The Coca-Cola Company, Refriango, Sonils, Gabinete do Ambiente e Gestão de Resíduos do GPL Distrito Urbano Ingombotas, Escuteiros Marítimos de Angola, do agrupamento 24, São Joaquim e a comunidade, somaram mais de 2 centenas de voluntários que participaram nesta iniciativa.
Segundo o representante da Associação Nação Verde, Nuno Cruz, a limpeza da praia da Areia Branca tem como objectivo “alertar as entidades e a população para o impacto extremamente nocivo para o ambiente marinho, dos resíduos que se encontram no estuário da Kinanga”.
“Até hoje, promovemos 5 acções de limpeza neste local, mas obviamente que não vamos conseguir eliminar o problema deste estuário, daí a necessidade de chamar a atenção de todos. Estes resíduos reflectem-se nas nossas mesas, porque os peixes confundem-nos com alimentos e ingerem-nos. Razão pela qual o nosso lema: Meu Resíduo, Minha Responsabilidade”, acrescentou.
Paula Lima Matoso, a Gestora Sénior de Activação da Coca-Cola em Angola, sublinhou que “a recolha de resíduos faz parte do desafio Global da Coca-Cola de ver um mundo sem lixo. É a nossa missão por cada Coca-Cola consumida, cada garrafa recolhida”.
“É fundamental participar e apoiar acções que visam garantir a sustentabilidade do meio ambiente, pois é mais um passo rumo ao desenvolvimento da economia circular que queremos reforçar no nosso país”, acrescentou.
Sobre a participação da Refriango nesta iniciativa, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da empresa, comentou que “a melhoria e o cuidado com o meio ambiente devem ser responsabilidade de todos. Para a Refriango, estas iniciativas são fundamentais.”
“A Associação Nação Verde tem feito um óptimo trabalho junto das populações, formando-as sobre a importância das questões ambientais e da recolha e a separação correcta dos resíduos. Num dia tão simbólico como este, é fundamental sensibilizar uma vez mais as pessoas e explicar o impacto desta acção para o meio ambiente, a importância da separação do lixo e a correcta recolha para posterior transformação.”, reforçou.