Moda, Tecnologia E Bebidas Lideram Top of Mind Dos Angolanos
A Superbrands Angola realizou a sua análise anual do mercado e das marcas mais relevantes. A partir de um estudo de consumidor conduzido pela Keyresearch, foram analisadas as menções espontâneas (top of mind) às marcas que surgem na mente dos consumidores.
De acordo com o estudo, as marcas de moda, tecnologia e bebidas surgem como as mais mencionadas pela população, representando 79% das referências, enquanto as marcas de bebidas, distribuição e alimentação destacam-se nas referências de marcas nacionais, representando 87%.
No top 20 das referências genéricas, as marcas Nike, Adidas e Samsung surgem como as mais referenciadas pela população. Além disso, marcas internacionais ligadas à moda, como Gucci, Louis Vuitton, Christian Dior, Lacoste e Zara, também surgem com elevadas referências. Outras marcas com presença relevante e efetiva no mercado local, como Coca-Cola, Toyota, Cuca, Pura e Unitel, também são encontradas no top 20.
Quando a análise é restrita às marcas exclusivamente nacionais, as marcas de bebidas são as mais relevantes: Cuca, Nocal e Eka são as mais referenciadas, seguidas de Pura, Blue, Coca-Cola e Booster, representando 53% do top 20 de marcas referenciadas. Além disso, marcas ligadas à tecnologia, distribuição, alimentação e banca também estão entre as áreas de maior referenciação.
O estudo também destaca a análise por faixa etária e estrato social. No top 10+ dessas análises, as marcas relevantes são transversais a todas as idades, com Nike, Adidas e Samsung sendo referenciadas em todas as faixas etárias e Coca-Cola destacando-se em quatro delas. Em termos de estrato social, a moda é a área mais mencionada nas referências genéricas, enquanto as bebidas são as mais mencionadas nas referências nacionais.
De acordo com Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands Angola, este estudo permite perceber que o mercado angolano é muito “padronizado” e que a tecnologia e as telecomunicações são setores muito valorizados na sociedade, acompanhando as mudanças sociais que estão a acontecer globalmente. Além disso, Pedro Vaz destaca que a moda, tecnologia e bebidas são áreas atrativas para as empresas, mas já altamente competitivas.
A Keyresearch, responsável pela elaboração do estudo, garante a representatividade das respostas ao ter realizado o estudo em 18 pontos amostrais da província de Luanda.