AMPS Revela Tendências Do Consumidor Em Angola
O Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP) – Marktest Angola disponibilizou recentemente os resultados da primeira vaga do AMPS (Angolan Media & Products Study).
O estudo revela indicadores sobre as tendências do consumidor angolano tanto em relação ao consumo de media quanto ao consumo de serviços e produtos.
A vaga I do AMPS concentra-se principalmente no consumo de media, fornecendo dados de audiência que permitem aos meios de comunicação conhecer sua posição no mercado. Além disso, essa pesquisa também permite às agências e anunciantes avaliarem os melhores suportes e espaços para comunicar as suas marcas.
O consumo de televisão e rádio em Angola sofreu alterações significativas com a entrada de um novo player no mercado da comunicação, a Rede Girassol, e a reactivação em 2022 da TV Record (agora My Channel) e da Zap Viva.
No que diz respeito à televisão, a Girassol TV entrou para o top 10 dos canais de televisão mais assistidos diariamente, enquanto a My Channel e a Zap Viva consolidaram as suas posições no mercado.
No rádio, a Girassol FM conquistou uma posição de destaque, figurando entre as cinco estações mais ouvidas do país.
A plataforma de TV comunitária, uma opção informal de televisão paga, continua a fortalecer sua posição nos bairros e actualmente é a terceira “operadora” no mercado de TV paga.
Em relação ao acesso à internet, aproximadamente 46% dos luandenses acessam a rede diariamente. Entre as redes sociais mais visitadas, o Facebook lidera o ranking, seguido por outras plataformas populares.
No sector de telecomunicações, a Africell, que ingressou no mercado há cerca de um ano, tornou-se a segunda maior operadora de internet em termos de número de clientes.