Meta Lança Primeiro Relatório de Prácticas Empresariais Responsáveis
A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram, WhatsApp e do recém-lançado Threads, publicou o seu primeiro Relatório de Práticas Empresariais Responsáveis. Este relatório abrange uma análise detalhada do impacto da empresa na sociedade e descreve a sua abordagem para operar de forma responsável.
Os tópicos identificados incluem privacidade e segurança de dados, direitos humanos, governação de conteúdos, confiança e integridade, diversidade, equidade e inclusão, bem como o design responsável das aplicações e tecnologias desenvolvidas pela empresa. Com base nesta avaliação, a Meta organizou a sua abordagem ao negócio responsável em torno de quatro pilares fundamentais.
O primeiro pilar é a operação transparente e sustentável, que visa conduzir os negócios de forma responsável, ética e transparente, mantendo a confiança das partes interessadas e garantindo a sua licença para operar globalmente. O segundo pilar é capacitar os colaboradores e parceiros, tratando-os com respeito e dignidade e estabelecendo altos padrões de segurança e cuidado. A Meta também assegura que os seus parceiros na cadeia de fornecimento adoptem os mesmos princípios.
O terceiro pilar concentra-se em construir de forma responsável, concebendo, desenvolvendo e aprimorando continuamente os produtos e plataformas da empresa para oferecer experiências seguras e inclusivas, melhorando assim a vida das pessoas. Por fim, o quarto pilar é “libertar o potencial para o bem”, o que significa capacitar as pessoas em todo o mundo para compartilhar ideias, oferecer apoio e fazer a diferença através da utilização dos produtos da Meta.
A empresa afirma que estes quatro pilares serão fundamentais para orientar a estratégia empresarial da Meta, permitindo que se concentre em áreas onde possa ter um impacto sustentável e expansível.
O relatório inclui um índice de dados abrangente, preparado em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), com orientação do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), das normas da indústria de serviços de Internet e media, do Pacto Global das Nações Unidas e da Task Force for Climate Related Financial Disclosures (TCFD).
Entre os destaques mencionados no relatório, está o lançamento do Family Center, um conjunto de ferramentas de supervisão que permite aos pais monitorar as contas dos adolescentes e o Centro de Privacidade, um local onde as pessoas podem obter mais informações sobre a abordagem da empresa à privacidade nas suas aplicações e serviços. O relatório também aborda os esforços da Meta em relação à diversidade, equidade e inclusão, substituindo um relatório anteriormente autónomo sobre o tema.
A Meta destaca que a tecnologia desempenha um papel fundamental na conexão entre pessoas e na promoção de acções positivas.