A Inteligência Das Cores
A Pantone Color Institute já definiu a cor do ano de 2024: Apricot Crush (Coloro 024-65-27). O Laranja é novamente tendência do ano, definindo assim o estado actual da Cultura e da Moda. Tal como em 2004 o Tiger lily, um laranja quente e ousado que exalta poder e paixão, 2012 com a Tangerine Tango, um laranja avermelhado intenso, 2024 nos brindará com a cor que não só é uma cor, mas também uma das frutas mais consumidas do mundo – (a) Laranja. Que emoções esta cor nos transmite? E se formos mais a fundo…se pensarmos nos estímulos, na forma como a nossa mente reage. Como o nosso cérebro é posto à prova com a Inteligência das Cores.
Se já contemplou obras primas do movimento Impressionista deve conhecer “Impression Sunrise” de Claude Monet, uma obra que retrata o mar e o pescador. O laranja quase não é visto no meio do mar azulado e do céu nublado, um círculo pequeno invisível aos olhos do oceano e uma sombra que reflecte a ousadia da sua existência. Mas está lá – Laranja Ensolarado (talvez um Pantone Orange Peel 16-1359). Tarsila Amaral, artista brasileira também explorou esta cor com optimismo e criatividade em “Sol Poente”, e nada ofuscou o traço do Laranja em linhas circundantes. O Laranja está presente na Arte, mas não sozinho. Anda em movimento policromático.
Exploremos o continente africano, Costa do Marfim a oeste da costa africana, localizada no litoral tem na sua bandeira o Laranja como a cor da Savana e Fertilidade, misturada com o branco da paz e o verde da Esperança. Marrocos, com os desertos alaranjados, o chinelo marroquino, os tapetes geométricos e as especiarias em Laranja Pantone Turmeric. A cor laranja estimula o nosso cérebro e cria sensações de bem-estar. De acordo com o livro “The Power of Color: How to use Colors to Increase Your Income”, o laranja é uma cor que estimula o pensamento com base na intuição e na tomada de decisões rápidas.
Ficou com sede enquanto lia a crônica? A Fanta pode saciá-lo, um refrigerante feito de Água Gaseificada, Açúcar, Suco Concentrado De Laranja e a embalagem só podia ser Laranja. Com novas fórmulas, diferentes tamanhos, a marca é mais um exemplo. A cor laranja é uma cor secundária, resultado das cores primárias amarelo e vermelho. Acompanhe-me…e, eu mostro-lhe: Entramos numa loja (aparentemente uma loja) um papel de parede Laranja, no fundo uma televisão e um placar dizendo – OPEN . Continua com sede? Os refrigerantes Fanta estão no lado direito do balcão expostos à tonalidade. Não preciso dizer qual, não é? Um senhor na casa dos 50 anos de barba longa e grisalha no centro, com uma T-shirt laranja tentando apanhar a mosca. Será o gerente?É tudo tão Laranja. Mudança de planos, uma jovem aparece na loja, vai ao encontro da FANTA… abre a garrafa…( um ruído mágico #%#*&#) e…LARANJA! LARANJA!!! A essência da Geração Z com muita dança e vitalidade. E os patins mágicos de que cor eram? Já todos sabemos. Não nos adiantemos na narrativa, antes mesmo dos patins um aperto de mão e a cor que originou o laranja (amarelo) misturava-se na cena. Um DJ, mais Geração Z e a porta abre-se: Fanta- SKIP AD (pode ler-se). A jovem ganha asas e os patins levam-lhe a toda a velocidade para fora da loja. Que sensação de calor, dá vontade de comunicar mais, não? It’s An Orange Thing! As marcas sabem como usar o laranja. Vejamos a AMAZON que passou por vários processos de rebranding da marca elevando a seta cor de laranja para um sorriso que ficou para a história.
Indira dos Santos é CEO da empresa DUZAHH, Marketeer, Artista plástica, Comunicóloga e Escritora angolana. É licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa. Frequentou o curso de Design no Iade Creative University em Lisboa, criadora do projecto Marketing Comunica, com experiência de mais de 7 anos nas áreas de Marketing, Comunicação e Comercial.