A gestão dos orçamentos é a função mais importante para os CMOs, e a que mais gostam, de acordo com um inquérito da Phrasee.
A plataforma especializada em marketing com recurso à Inteligência Artificial inquiriu 1500 marketers para saber quais as tarefas favoritas e a que dão mais valor. Mas quais são afinal as tarefas favoritas dos Departamentos de Marketing?
De uma lista de 49 tarefas comuns nos departamentos de marketing, a Phrasse pediu aos inquiridos que avaliassem quais as que mais gostam de fazer.
No topo das preferências estão também a gestão da reputação online e da consistência das marcas nos diversos canais. Em sentido contrário, as obrigações legais, como as regras de privacidade de dados e os de ética da publicidade, estão entre as tarefas menos apreciadas.
O estudo revela que os CMOs e directores de marketing estão mais focados nas operações que geram resultados. Os restantes membros das equipas focam-se mais em aspectos ligados à criatividade. A criação de recursos visuais está no topo das preferências dos técnicos (73 pontos), mas é desvalorizada pela hierarquia. Tal com a orçamentação, função a que CMOs dão nota máxima de 100 pontos, mas que fica pelos 36 pontos para os níveis abaixo.