Ranking de Ressonância Cultural
As marcas com a pontuação de Ressonância mais elevada cresceram 25% mais do que os seus concorrentes.
A Ressonância Cultural é mais duradoura do que a relevância e aumenta ao longo do tempo, conclui um estudo da The Marketing Arm (TMA).
O conceito de Ressonância Cultural, desenvolvido pela TMA, analisa em tempo real mais de 130 métricas de 4.000 marcas em 200 sectores, globalmente.
O índice da TMA mede a posição relativa de uma marca e identifica acções que podem melhorar a Ressonância. O índice tem base em quatro pilares:
- Notoriedade: Grau de reconhecimento da marca pelo consumidor;
- Relevância: quanto importante e significativa é a marca para o público;
- Engajamento: grau de afinidade e envolvimento da marca com os consumidores e tempo que que passa tempo com ela
- Participação: O consumidor tem uma participação activa na comunidade da marca, funcionando como embaixador não oficial da marca e dos seus valores.
Marcas com índices de Ressonância mais elevados crescem 25% mais do que os seus concorrentes..
Amazon, Google e Crayola são as três marcas com maior ressonância, seguidas por Apple e Target, para a população analisada com mais de 18 anos. As três primeiras marcas do ranking crescerem ao dobro da taxa da sua concorrência.
As cinco marcas mais ressonantes para a Geração Z são YouTube, Apple, Marvel, Target e Google.
A análise de Ressonância da TMA fornece rankings por categorias de produtos e insights sobre cada uma delas. Chocolate, videogames e brinquedos são as categorias com maior Ressonância, seguidas por comércio electrónico e produtos para animais de estimação. Na categoria Automóveis, os camiões têm mais ressonância cultural do que os automóveis familiares.