Jornalistas & Comunicadores: Parceria Vital No Futuro Da Mídia
Relatório da Cision sublinha a necessidade contínua de uma relação sinérgica entre jornalistas e profissionais de comunicação
A Cision revelou recentemente o seu relatório intitulado “2023 Global State of the Media Report: The Vital Partnership of Journalists & Communicators to Navigate the Future“. Este relatório, conduzido em parceria com a Canterbury Christ Church University, analisa os desafios, prioridades e tendências que moldam o jornalismo contemporâneo.
De acordo com o relatório, baseado numa pesquisa que envolveu mais de 3.200 jornalistas de todo o mundo, os profissionais da comunicação têm uma grande responsabilidade e oportunidade para fornecer dados e fontes especializadas que os jornalistas desejam.
Pontos-chave do relatório:
- Credibilidade em jogo: 27% dos jornalistas vêem a manutenção da credibilidade como o seu maior desafio no último ano.
- Confiança nos Dados: 40% dos jornalistas estão a recorrer mais aos dados este ano para informar a sua estratégia editorial.
- Relevância das Fontes: 70% dos jornalistas citam a busca por fontes especializadas como uma das principais prioridades, enquanto 67% dão importância à capacidade de narrar histórias eficazmente em plataformas digitais.
- A Pressão das Redes Sociais: Os jornalistas reconhecem o papel crescente das redes sociais na moldagem das suas estratégias editoriais. 66% utilizam as redes sociais para obter informações e 70% para promover conteúdo.
- Relevância dos Comunicados de Imprensa: 43% dos jornalistas não consideram cobrir um produto, a menos que o comunicado de imprensa forneça “dados que mostrem tendências e problemas que o produto está a resolver para os meus leitores”.
Além disso, a utilização de multimédia é crucial no jornalismo actual. Os jornalistas estão a adoptar diversos formatos, desde visualizações de dados até vídeos, para contar histórias de forma mais envolvente. A pesquisa indicou que 37% dos jornalistas estão mais propensos a considerar um comunicado de imprensa que inclua multimédia.
Para os profissionais de comunicação, entender e adaptar-se a estas tendências é vital. O relatório sugere personalizar as abordagens, construir relacionamentos de longo prazo, e, acima de tudo, priorizar a precisão e a verdade.