Uma Cultura Inovadora Tira Maior Partido Da IA Generativa
De acordo com a McKinsey, a IA generativa surge como uma poderosa aliada para as empresas
A McKinsey & Company, numa publicação recente, destaca o impacto significativo que a Inteligência Artificial (IA) generativa pode ter nas empresas, especialmente aquelas que fomentam uma cultura de inovação.
A rapidez com que o mundo empresarial está a mudar exige uma adaptação igualmente veloz das organizações. Neste cenário, a inovação não é apenas uma opção: é uma necessidade. E, segundo a McKinsey, a IA generativa surge como uma poderosa aliada para as empresas. Esta tecnologia permite processar enormes quantidades de dados rapidamente, convertendo-os em insights acionáveis, algo particularmente útil para as empresas que lidam com grandes volumes de dados.
As empresas com culturas inovadoras encontram-se numa posição privilegiada para aproveitar a IA generativa, segundo o estudo. Estas empresas tendem a adotar certas práticas e estratégias que maximizam os benefícios desta tecnologia, entre as quais:
- Investimento em talento: Priorizar a atração e retenção de talentos capacitados para trabalhar com IA generativa.
- Fomento à experimentação: Estimular uma cultura que valorize a experimentação e a tomada de riscos, permitindo testar novas ideias com o apoio da IA.
- Estratégia clara: Definir objetivos e casos de uso específicos para a implementação da IA generativa.
- Cultura orientada a dados: Dar prioridade à análise de dados, usando a IA para extrair insights e informar a tomada de decisões.
- Promoção da colaboração: Estimular o trabalho conjunto entre equipas e departamentos, desfazendo silos organizacionais.
A McKinsey também partilhou algumas estatísticas reveladoras:
- A pesquisa global de 2023 da McKinsey sobre estratégia digital, com mais de 1.000 respondentes, encontrou uma forte ligação entre organizações que construíram uma cultura e modelo operacional inovadores e a sua capacidade de gerar valor através das mais recentes tecnologias digitais, incluindo a IA generativa.
- Numa nova sondagem, 78% dos inquiridos afirmam que os seus modelos de negócio necessitarão de mudar “moderada a completamente” até 2025 para se manterem viáveis.
- As empresas mais inovadoras são três vezes mais propensas a incentivar a experimentação.
- As organizações que priorizam a inovação e investem em tecnologias emergentes, como a IA generativa, têm maior probabilidade de obter melhores resultados de negócio, como crescimento de receitas e rentabilidade.
O artigo ainda revela que os inovadores de topo são seis vezes mais propensos a implementar a IA generativa em grande escala nas suas funções de inovação e I&D. Embora haja a possibilidade de automatizar até 45% das atividades de trabalho, potencialmente deslocando até 800 milhões de empregos em todo o mundo, também há o potencial para a criação de novos empregos e o incremento da produtividade e crescimento económico.