Por vezes, esquecemo-nos de como era a vida antes da era digital. Há 25 anos, procurar a resposta a uma simples questão poderia não ser assim tão fácil. Se alguém quisesse saber como cortar um abacaxi, por exemplo, poderia ter que ligar a um amigo ou consultar um livro de receitas. Era um mundo sem os motores de busca prontos a servir-nos com uma enorme quantidade de informações num piscar de olhos.
Há exactamente um quarto de século, a Google lançou o Google Search com a promessa de simplificar essa busca incessante por respostas. No seu 25.º aniversário, a Google lançou o anúncio “How do you cut a pineapple?”, agradecendo aos utilizadores que têm usado o seu motor de busca. Desde o seu início, milhares de milhões de pessoas têm recorrido à Google para encontrar respostas.
O CEO da Google, Sundar Pichai, mencionou a importância das pessoas no sucesso da empresa, sejam empregados, parceiros ou utilizadores.
Um facto curioso partilhado pela empresa revela como, no ano 2000, a busca por fotografias do audacioso vestido de Jennifer Lopez usado nos Grammy’s tornou-se a consulta mais popular. Apesar de a pesquisa retornar uma série de links, nenhum mostrava o famoso vestido verde. Esse momento foi um catalisador para os engenheiros da Google, que se empenharam em criar novas formas de indexar imagens juntamente com páginas web. Assim, nasceu o Google Images, uma ferramenta que mudou a forma como encontramos imagens online.
O 25.º aniversário da Google é uma celebração da curiosidade humana e das inovações resultantes das perguntas dos utilizadores.
Marcas em acção é uma publicação especializada em notícias sobre marcas, marketing e comunicação.
Redacção: marcas@marcasemaccao.com