NBI2023: Japão Ultrapassa Alemanha
Japão lidera o ranking de reputação e imagem dos Países, relegando a Alemanha para o 2.º lugar, após reinado de seis anos.
Pela primeira vez na história do Anholt-Ipsos Nation Brands Index, o Japão lidera o ranking de reputação e imagem dos Países, relegando a Alemanha para o 2.º lugar, após um reinado de seis anos. O Canadá permanece no 3.º lugar geral.
O Japão tem subido constantemente na classificação – 5.º lugar em 2019, 4.º em 2020, 3.º em 2021, 2.º em 2022 e, finalmente, 1.º em 2023. A posição do Japão melhorou em todo o mundo. A sua reputação permanece mais forte no Índice de Exportações, onde ocupa agora o 1.º lugar em todos os três atributos: contribuições para a ciência e tecnologia, ser um local criativo e apelo do produto. O Japão também tem uma forte reputação nos Índices de Pessoas e Turismo, onde o país recebe classificações elevadas pela empregabilidade do seu povo e pela vitalidade das suas cidades.
“A imagem internacional dos Países é importante, não só devido ao seu enorme impacto na capacidade dessas nações atraírem comércio, turismo, investimento e talento: são também sintomáticas das tendências geopolíticas que moldam o nosso mundo e o nosso futuro colectivo”, afirma o fundador do NBI, Simon Anholt.
“O facto de o Japão ser agora o país mais admirado do planeta – o primeiro país, além da Alemanha e dos Estados Unidos, a alcançar esta posição – confirma que estamos numa nova ordem: o Índice Anholt-Ipsos Nation Brands 2023 é o primeiro sinal inequívoco de que o Século Asiático começou.”
Reino Unido, Estados Unidos e Austrália sobem na classificação, enquanto a Itália, a França e a Suécia caem. Alemanha cai para o segundo lugar, pela primeira vez desde 2016. França desce do 5.º para o 8.º lugar – a classificação mais baixa alguma vez registada.
Criado há 15 anos, o estudo anual Anholt-Ipsos Nation Brands Index (NBI) mede as percepções das nações. Simon Anholt concebeu e lançou o Índice de Marcas País em 2005. Desde 1998, tem aconselhado presidentes, primeiros-ministros e governos de 63 países, ajudando-os a envolverem-se de forma mais criativa e eficaz com a comunidade internacional. É reconhecido como a maior autoridade mundial em imagem dos Países.
O professor Anholt também publica o Good Country Index, uma pesquisa que classifica os países de acordo com sua contribuição para a humanidade e o planeta, e é editor-fundador emérito do Journal of Place Branding and Public Diplomacy. Foi vice-presidente do Conselho de Diplomacia Pública do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. Tem seis livros publicados sobre países, culturas e globalização e é professor honorário de Ciência Política na Universidade de East Anglia. Seu último livro, The Good Country Equation, foi publicado em agosto de 2020.
O Anholt-Ipsos Nation Brands Index (NBI) tem como base mais de 60 mil entrevistas online em 20 países do painel. Os dados são ponderados para reflectir as principais características demográficas, incluindo idade e género.
Marcas em acção é uma publicação especializada em notícias sobre marcas, marketing e comunicação.
Redacção: marcas@marcasemaccao.com