MARKETING

Existe Um Número Ideal De Publicações Nas Redes Sociais?

Um estudo indica que a frequência de publicações tem um impacto significativo no número de “gostos” e comentários

Qual é o número ideal de publicações nas redes sociais para maximizar o engajamento sem saturar o público? Uma questão premente no mundo digital de hoje, onde a presença nas redes sociais é crucial para marcas e criadores de conteúdo. Um estudo recente divulgado pela plataforma Ariyh, dedicada a transpor pesquisas académicas para o mundo prático, oferece insights interessantes nesta matéria.

De acordo com o estudo, publicar com frequência aumenta as visualizações, o engajamento e a presença no feed dos seguidores, reforçando a lembrança da existência da marca ou criador. Contudo, existe um limite. Ultrapassá-lo pode resultar em efeitos contraproducentes, como a perda de likes e comentários.

Os investigadores descobriram que, no Instagram, a frequência óptima situa-se entre 44 a 45 publicações mensais. Ao partilhar conteúdo de criadores menos populares e de contas que seguem menos pessoas, é possível maximizar ainda mais o engajamento. A relação entre o engajamento e a frequência de conteúdo em redes sociais segue uma curva em forma de “U” invertido: tanto a escassez quanto o excesso de publicações levam a um menor engajamento.

Na análise de 460 criadores de conteúdo no Instagram, observou-se que a frequência de publicações pode aumentar ou diminuir os likes e comentários em até 24%. Mais de 45 publicações mensais resultaram numa queda no engajamento dos utilizadores. Este efeito varia conforme o tamanho e força dos seguidores e a competição no tópico abordado.

A exposição moderada aos anúncios ou publicações nas redes sociais cria um processo gradual de familiarização. No entanto, uma exposição excessiva pode gerar tédio e uma resposta negativa, com os criadores que publicam demasiado a serem percebidos como inautênticos e movidos por interesses financeiros.

O estudo centrou-se no Instagram, mas salienta que o excesso de conteúdo de um criador ou marca terá um efeito negativo em qualquer plataforma de redes sociais, embora a quantidade óptima de conteúdo varie para cada uma.

A pesquisa, realizada entre 2018 e 2020, não distingue entre conteúdo orgânico e patrocinado, mas sugere que diferentes frequências de cada tipo podem impactar fortemente a frequência ideal total.

Para uma eficácia máxima, o estudo recomenda publicar 44-45 vezes por mês no Instagram. Além disso, sugere experimentar a reutilização de posts antigos para facilitar uma frequência de publicação elevada. Variações no formato e nos tópicos do conteúdo podem também ajudar a minimizar os efeitos negativos de uma frequência excessiva.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo