Marketing: Profissionais Temem Substituição De Empregos Pela Tecnologia
A incerteza, as expectativas desajustadas e o peso da tecnologia podem levar ao esgotamento e à maior rotatividade
À medida que a tecnologia avança, a preocupação em relação à possibilidade de máquinas poderem substituir postos de trabalho no marketing já atormenta 87% dos profissionais do sector, segundo a Gartner. Uma pesquisa da empresa revelou que a maioria dos profissionais de marketing teme que a tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), possa substituir postos de trabalho no sector.
O estudo, que envolveu 627 profissionais de marketing, mostrou que 89% estão preocupados com despedimentos nas suas empresas, enquanto 55% relatam discrepâncias entre as expectativas do seu cargo e a realidade. Além disso, 61% enfrentaram mudanças tecnológicas e/ou de processos nos últimos 12 meses, e 20% vivenciaram mudanças recentes na liderança sénior de marketing.
A pesquisa também destacou que 50% dos profissionais consideram a tecnologia de marketing complicada e difícil de usar. Um estudo paralelo indicou que 63% dos líderes de martech veem falta de competências técnicas no marketing.
Apesar da rápida adopção da GenAI, com 47% dos profissionais já a utilizar, a maioria expressou preocupação com a substituição de empregos. Uma pesquisa com 822 executivos revelou que 26% dos líderes de marketing planeiam reduções de pessoal em 2024 devido à GenAI. Profissionais que utilizam mais intensamente a GenAI reportam 30% menos probabilidade de esgotamento e 40% menos intenção de deixar o emprego no próximo ano.
Marcas em acção é uma publicação especializada em notícias sobre marcas, marketing e comunicação.
Redacção: marcas@marcasemaccao.com