Afrikanizm Estreia-se em Portugal Com a Exposição ‘Afro-Renaissance’
A inauguração da exposição contou com mais de 400 visitantes
A Afrikanizm Art Platform, dedicada à promoção da arte contemporânea africana, inaugurou a sua primeira exposição em Portugal, intitulada ‘Afro-Renaissance’. A mostra, que decorre na Quinta da Fidalga, em Setúbal, até ao dia 2 de Junho, reúne 60 obras de nove artistas angolanos: Bolondo, Don Ruelas, Joselyna Pemba, Isabel Teixeira de Sousa, Emília Morais, Lino Damião, Thó Simões, Paulo Amaral e Rómulo Santa Rita.
A exposição ‘Afro-RenaissanEce’ apresenta uma variedade de estilos, desde o Retrato e o Expressionismo ao Abstrato, Street Art, Fauvismo, Surrealismo e Pop Art. O evento procura promover a cultura africana e valorizar a história e a identidade dos povos africanos e afrodescendentes.
João Boavida, fundador e CEO da Afrikanizm Art, comentou sobre a estreia: “É uma exposição que celebra a cultura e os autores angolanos, com o objectivo de mostrar ao Mundo, e em particular a Portugal, aquilo que é a arte contemporânea africana nos seus vários estilos, focando neste caso em Angola. A inauguração foi um grande sucesso, o que nos deixa muito orgulhosos. Queremos, cada vez mais, construir esta ponte para promover e dar novas oportunidades aos nossos artistas.”
Boavida destacou ainda as expectativas para o restante período da exposição: “Estamos muito expectantes e desejosos para, até ao término da exposição, continuarmos a receber curiosos, amantes de arte, artistas e escolas, sendo que estamos igualmente abertos a iniciativas que fomentem o exercício da criatividade e da arte africana, fora dos estereótipos relacionados com a arte deste continente.”
A exposição ‘Afro-Renaissance’ é uma celebração da cultura africana e um convite ao público para descobrir e valorizar a arte contemporânea africana.