OPINIÃO

Gestão de Reputação Online e Offline: Uma Abordagem Integrada Para Resultados Optimizados

Por Susana F. Cardoso

Actualmente os mundos on e offline misturam-se, complementam-se e sustentam-se numa simbiose constante, afectando e impactando a reputação corporativa. Com esta proximidade cada vez maior as empresas têm de ser cada vez mais coerentes, transparentes e alinhadas com os seus valores e missão, com todas as suas imperfeições, valorizações e capacidades técnicas.

Neste contexto, a imagem projectada de uma organização deve ser estrategicamente pensada, para garantir o sucesso. Neste artigo vamos pensar um bocadinho sobre como é que a consistência, a transparência, a ética, a liderança visionária, a cidadania empresarial, a inovação disruptiva e um ambiente de trabalho saudável são as bases fundamentais para construir e manter uma reputação inabalável on e offline.

A imagem das organizações e a forma como elas são percebidas pelo público depende de como projectam a sua imagem, se esta imagem está de acordo com os seus valores e princípios, e de como são percebidas pelos diferentes públicos. A proximidade destas duas esferas, é um indicador de que a organização está no bom caminho e a sua mensagem está a passar correctamente.

 Há alguns prontos importantes a serem considerados e que não devem ser esquecidos. Por exemplo, a consistência das mensagens e das acções, tanto no ambiente digital como no mundo físico, constrói a confiança e a lealdade dos stakeholders. Um planeamento cuidadoso, uma monitorização constante e uma resposta ágil são essenciais para manter a reputação. Mas é a autenticidade das relações e a consistência dos valores que realmente fazem a diferença.

As empresas que se pautam pela ética empresarial e pela boa governação conquistam a confiança dos clientes e dos investidores e posicionam-se como fiáveis e responsáveis. O desempenho financeiro, que reflecte a solidez da organização, atrai parceiros estáveis e fiáveis. As empresas empenhadas na responsabilidade social e ambiental conquistam a lealdade emocional dos consumidores, enquanto a inovação contínua lhes permite destacarem-se e adaptarem-se às necessidades do mercado, consolidando a sua reputação de líderes de vanguarda. Um ambiente de trabalho saudável atrai e retém talentos, promove a satisfação e conduz ao desenvolvimento de produtos e soluções inovadores. Colaboradores motivados produzem trabalho de maior qualidade, o que tem um impacto positivo na organização no mercado. Todas estas dimensões, reflectidas online e offline, têm um impacto proporcional ao investimento da empresa no desenvolvimento e crescimento destas organizações.

A consistência na comunicação é a pedra angular da conquista da confiança dos stakeholders e da manutenção da credibilidade no mercado. As mensagens de uma organização devem reflectir uma narrativa única, criando uma imagem integrada e sólida em todos os pontos de contacto. Vê a apple, por exemplo, que comunica uma mensagem clara e consistente sobre o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, desde as suas campanhas publicitárias até às suas plataformas de redes sociais. Esta sinfonia de vozes cria uma ressonância duradoura e evita a dissonância, a dúvida ou a desconfiança.

A transparência é um valor não negociável. Adoptar uma atitude de abertura, admitir os erros quando necessário e comunicar prontamente as medidas correctivas é uma prática que só traz dividendos. A integridade, frequentemente posta à prova em tempos de crise, é a verdadeira linha divisória entre as organizações que se mantêm fiéis aos seus princípios e as que não o fazem. Reconhecer os erros de forma transparente reduz o risco de fracasso. A admissão transparente de um erro atenua os danos e pode, paradoxalmente, reforçar o laço de confiança com as partes interessadas e o público. A honestidade, por mais difícil que seja, é um recurso raro e precioso que não deve ser excluído das operações nem da conduta das organizações.

Gerir a reputação de uma organização é muito mais do que promover uma imagem positiva. Requer um compromisso sólido com a integridade e a coerência transversalmente em toda a organização, desde o desenvolvimento de negócios aos desenvolvimento de produtos e serviços; da liderança aos colaboradores; das atitudes à concretização. Os líderes e as direcções têm que reflectir constantemente sobre as suas práticas e estratégias, para garantir que estão a construir uma reputação baseada em valores sólidos e acções coerentes. Este foco levará as organizações a novos patamares de sucesso, e assegurará uma presença notável e respeitada no mercado.

Afinal de contas, a reputação é o reflexo mais puro daquilo que uma organização é, faz, e como é percebida no mercado pelos diferentes stakeholders. Construir e manter esta reputação requer ética, persistência, transparência e um compromisso autêntico com os valores fundamentais. No caminho para o sucesso, todas as decisões e acções contam, por isso, manter a integridade e a autenticidade é a bússola que nos guia para o futuro, e que nos faz agir de forma correcta. A gestão da reputação além de uma necessidade, é um imperativo para as organizações que querem deixar uma marca indelével na história.

Susana F. Cardoso é freelance em comunicação e ajuda as empresas a comunicar com o mercado. Desenvolve e implementa estratégias, planos e acções de comunicação, assessoria de imprensa e RP, em função dos objectivos de negócio, para o sucesso efectivo dos projectos.​Foca-se em amplificar a história das empresas, identificar oportunidades, impulsionar a mudança e ligar pessoas. Já trabalhou em algumas das maiores agências de comunicação e marketing em Angola e Portugal com várias organizações e marcas. Mais informação em susanafcardoso.com.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo