MARKETING

Kwatas: A Nova Marca Disruptiva da Candy Factory Angola

Como uma marca pode prosperar sem investimento em marketing tradicional e sem presença nas redes sociais?

Se é um profissional ou simplesmente alguém interessado em marcas, marketing e comunicação, este artigo é para si. A Candy Factory Angola acaba de lançar uma nova marca chamada Kwatas que vem desafiar as convenções tradicionais do mercado de doces.

Aqui está o diferencial: a Kwatas é uma low cost brand que não tem investimento em marketing, zero presença nas redes sociais e também não está presente na moderna distribuição. Ela está focada no canal informal, o que a torna uma trade brand. Tipicamente, trade brands são produtos cujas marcas registadas pertencem a uma empresa ou rede de comércio, que tendem a ser oferecidas apenas nos pontos de distribuição dos proprietários da marca ou em empresas comerciais afiliadas a uma configuração comercial. No caso específico da Kwatas, a distribuição será nos mercados informais.

A estratégia da Candy Factory Angola é clara: maximizar a acessibilidade e minimizar os custos. Segundo Raquel Capitão, Directora de Marketing e Vendas da Candy Factory Angola, “Focamos no preço e na cadeia de valor ao invés de investir na comunicação”. Este modelo permite que a marca se foque na oferta de um produto de qualidade a um preço mais acessível, sem os custos associados a campanhas de marketing dispendiosas, o que permite a chegada do produto ao retalhista com preços mais acessíveis.

A Kwatas chega ao mercado para oferecer um produto de qualidade a um preço mais acessível, mantendo o compromisso criativo da empresa em lançar marcas angolanas que conectem emocionalmente com as pessoas. Cada rebuçado é um “Kwata” cheio de sabor e alegria, garantido pelo selo de qualidade da Candy Factory.

Apesar de não ter um orçamento substancial para marketing e comunicação, a Kwatas apostou num naming e visual de embalagem impactantes que remetem imediatamente o comprador/consumidor ao facto de se tratar de um produto nacional. O packaging apresenta elementos facilmente reconhecíveis como angolanos, como a cidade ao fundo, um táxi e expressões idiomáticas. Além disso, a personagem “Super Kwatas” (o super-herói angolano) foi desenvolvida para criar engajamento emocional com o público mais jovem, o maior consumidor de doces.

Nesta fase inicial, a Kwatas lançou apenas a gama de rebuçados em pacotes de 100 unidades, com os sabores de Manga, Ananás, Menta e Menta-Limão. Nas próximas semanas, prometem apresentar os novos “sambapitos Kwatas”, um pacote com mix de sabores Ananás e Manga, com 50 unidades. No próximo mês e meio, novos sabores de rebuçados e um mix adicional de “sambapitos” serão lançados.

Assim como a marca OKO, a Kwatas foi desenvolvida e está sendo produzida para abranger Angola inteira e, aos poucos, começar a entrar em mercados internacionais, com uma estimativa generosa de volumes para exportação. Mais uma marca angolana que nos representará bem, dentro e além das fronteiras nacionais.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo