Inteligência Artificial finalmente chega à Apple com a Apple Intelligence
A nova era da inteligência artificial nos dispositivos Apple
A Apple apresentou a Apple Intelligence, o sistema de inteligência pessoal para iPhone, iPad e Mac que combina o poder dos modelos generativos com o contexto pessoal para proporcionar uma inteligência incrivelmente útil e relevante.
A Apple Intelligence encontra-se profundamente integrada no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Aproveita a potência do Apple silicon para compreender e criar linguagem e imagens, agir através de aplicações e recorrer ao contexto pessoal para simplificar e acelerar tarefas do dia-a-dia.
“Estamos entusiasmados por introduzir um novo capítulo na inovação da Apple. A Apple Intelligence vai transformar o que os utilizadores podem fazer com os nossos produtos – e o que os nossos produtos podem fazer pelos utilizadores”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple.
A Apple Intelligence desbloqueia novas formas dos utilizadores melhorarem a sua escrita e comunicarem mais eficazmente através das Ferramentas de Escrita integradas, que permitem reescrever, rever e resumir textos em praticamente qualquer aplicação.
No Mail, a nova secção Mensagens Prioritárias mostra os emails mais urgentes. As Respostas Inteligentes sugerem respostas rápidas e identificam perguntas para garantir que tudo é respondido.
A compreensão profunda da linguagem estende-se às Notificações, com Notificações Prioritárias e resumos para mostrar detalhes-chave no Ecrã de Bloqueio.
A Apple Intelligence alimenta capacidades emocionantes de criação de imagens para ajudar os utilizadores a comunicar e expressar-se de novas formas. Com o Playground de Imagens, os utilizadores podem criar imagens divertidas em segundos, escolhendo entre três estilos.
Os utilizadores também podem criar Genmojis originais para se expressarem, adicionando-os em linha a mensagens ou partilhando-os como autocolantes ou reações.
A procura de fotos e vídeos torna-se mais conveniente, com a possibilidade de usar linguagem natural. A nova ferramenta Clean Up pode remover objetos distratores no fundo de uma foto.
Com as Memórias, os utilizadores podem criar a história que desejam simplesmente escrevendo uma descrição. A Apple Intelligence irá selecionar as melhores fotos e vídeos, criar uma narrativa e sugerir músicas.
A Siri entra numa nova era, mais profundamente integrada na experiência do sistema, com capacidades de compreensão da linguagem mais ricas, mais contextualmente relevante e mais pessoal. Pode responder a milhares de perguntas sobre como fazer algo no iPhone, iPad e Mac.
A Apple estabelece um novo padrão de privacidade na IA com o Private Cloud Compute, que permite escalar a capacidade computacional entre o processamento no dispositivo e modelos maiores baseados em servidores, executados em servidores dedicados com chips Apple silicon. O código pode ser inspecionado por especialistas independentes para verificar a privacidade.
A Apple também integra o ChatGPT nas experiências do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, permitindo aceder à sua expertise e capacidades de compreensão de imagens e documentos sem precisar de alternar entre ferramentas.
A Apple Intelligence estará disponível gratuitamente este ano em inglês dos EUA como parte do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.