Mckinsey Revela “Segredos” das Empresas Bem Sucedidas
As empresas que se destacam no mercado actual possuem certas características que as diferenciam das demais
Um recente estudo da consultora McKinsey analisou as empresas com melhor desempenho na bolsa americana, procurando identificar os factores que as tornam excepcionalmente bem sucedidas.
De acordo com a McKinsey, as empresas que constroem capacidades distintivas baseiam-se em seis elementos fundamentais: visão, colaboradores, cultura, tecnologia, estrutura organizacional e rotinas. A consultora denomina esta abordagem como VECTOR (acrónimo em inglês para os seis elementos).
Um inquérito realizado pela McKinsey revelou que as empresas que implementaram transformações incluindo o desenvolvimento de competências técnicas e de execução nos colaboradores têm 1,5 vezes mais probabilidade de superar os seus concorrentes. Quando implementaram novas rotinas e processos, essa probabilidade aumentou para 1,6 vezes. As empresas que criaram novas tecnologias facilitadoras da aplicação de novas competências pelos colaboradores têm 3,8 vezes mais probabilidade de ultrapassar a concorrência.
O estudo analisou várias empresas de sucesso, como Amazon, ASML, LVMH, Microsoft, Nestlé, Netflix e Novo Nordisk, identificando as suas “superpotências” e estratégias para manter a liderança a longo prazo.
Entre os exemplos destacados, a LVMH combina a valorização da sua história e tradições com um compromisso de constante inovação. A Amazon mantém o foco na obsessão pelo cliente, enquanto a Netflix revolucionou a gestão de talentos, privilegiando pessoas sobre processos.
A Nestlé cultiva uma cultura empreendedora focada em novas oportunidades de crescimento, enquanto a Microsoft adoptou uma mentalidade de crescimento baseada na aprendizagem contínua.
No campo tecnológico, a ASML destaca-se pela sua liderança em inovação na indústria de semicondutores, investindo fortemente em I&D e parcerias estratégicas.
A nível organizacional, a Amazon implementou o conceito de “líder de foco único”, responsável por uma única iniciativa ou negócio, permitindo maior foco e redução de dependências entre equipas.
Quanto às rotinas, a Amazon estabeleceu mecanismos padronizados em todas as suas unidades de negócio, facilitando a escalabilidade sem comprometer a cultura e o desempenho.
O estudo da McKinsey conclui que, embora os investidores possam por vezes ser irracionalmente exuberantes, as empresas analisadas construíram capacidades duradouras que produzem vantagens competitivas a longo prazo, independentemente das flutuações do mercado.