Tecnologia

Investimento em GenAI Aumentará 30%

Empresas de alta maturidade projectam um ROI três vezes maior

O investimento em Inteligência Artificial Generativa (GenAI) deverá crescer 30% nos próximos três anos, de acordo com um novo relatório da Boston Consulting Group (BCG). O estudo revela que as empresas com maior maturidade em GenAI esperam um retorno sobre o investimento três vezes superior ao das empresas com pouca ou nenhuma adopção da tecnologia.

O relatório, intitulado “IT Spending Pulse: As GenAI Investment Grows, Other IT Projects Get Squeezed”, baseia-se num inquérito realizado no primeiro trimestre de 2024, que recolheu informações de 330 compradores de TI de nível director ou superior, em várias indústrias na América do Norte e Europa.

O estudo indica que os orçamentos de TI estão a crescer de forma modesta mas constante, com um aumento de 3,2% em 2023 e uma previsão de 3,3% para 2024. As empresas estão a dar igual importância ao controlo de custos e ao crescimento, com 54% dos inquiridos a indicar cada um destes aspectos como uma das três principais prioridades.

As áreas de maior crescimento em termos de investimento incluem inteligência artificial e aprendizagem automática (com um aumento líquido de 30% nas despesas), infra-estrutura de segurança (27%), serviços na nuvem (30%) e análise de dados (18%).

O relatório também apresenta um índice de maturidade em GenAI, que mostra que apenas cerca de 20% das empresas têm pouca ou nenhuma adopção de GenAI, uma redução em relação aos 24% registados no terceiro trimestre de 2023. As empresas de tecnologia lideram a adopção, com 62% classificadas como de média ou alta maturidade.

Em termos geográficos, a adopção de GenAI é consistente na América do Norte e na Europa, com cerca de 40% das empresas a atingir níveis médios a altos de maturidade. Na Ásia, a adopção é ligeiramente superior, com 45% das empresas a atingir estes níveis de maturidade.

O estudo revela ainda que as empresas com alta maturidade em GenAI estimam um ROI três vezes superior nos próximos três anos, em comparação com as empresas com pouca ou nenhuma adopção de GenAI. 38% das empresas de alta maturidade esperam um ROI de 20% a 30%, e 3% esperam mais do que isso.

A alocação média para GenAI deverá aumentar para 4,7% dos orçamentos de TI em 2024, com previsões de um crescimento substancial de 60% nos próximos três anos, elevando a participação para 7,6% até 2027.

No entanto, existem desafios na adopção da GenAI. A imaturidade da tecnologia é citada como o principal obstáculo por 43% das empresas de alta maturidade, 36% das de média maturidade, 38% das de baixa maturidade e 50% das empresas com pouca ou nenhuma maturidade.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo