Hyundai Reestrutura Departamento de Marketing nos EUA
As mudanças visam optimizar a performance de marketing, através de estratégias criativas inovadoras e soluções baseadas em dados
A Hyundai Motor America anunciou uma importante reestruturação do seu departamento de marketing nos Estados Unidos, dividindo-o em duas novas áreas: criatividade e performance. Esta mudança visa optimizar o desempenho da marca e responder à evolução do comportamento de compra dos consumidores.
Com esta reestruturação, a Hyundai elimina a actual posição de Director de Marketing (CMO), optando por criar duas novas divisões especializadas. Angela Zepeda (anterior CMO) assume a liderança da divisão de criatividade como Directora Criativa, ficando responsável pelas áreas de social media, criatividade, marketing experiencial e multicultural.
Por outro lado, Sean Gilpin foi nomeado Vice-Presidente de Performance de Marketing, liderando a nova divisão de performance. Esta área incluirá a compra de media, comunicações com o cliente, marketing de segundo nível e gestão financeira de marketing. Gilpin manterá também as suas responsabilidades globais como Vice-Presidente de Marketing de Vendas Globais para a Hyundai Motor Company.
Ambas as equipas de marketing nos EUA trabalharão sob a supervisão de Randy Parker, Director Executivo (CEO) da Hyundai Motor America. Randy Parker explicou que esta reestruturação permitirá à empresa “construir programas de marketing baseados em dados e desempenho de vendas”, com o objectivo de impulsionar a Hyundai para a vanguarda da indústria.
A decisão surge num contexto de mercado automóvel cada vez mais complexo e competitivo, especialmente no que diz respeito a veículos eléctricos e híbridos, bem como a inovações tecnológicas. A Hyundai reconhece que esta abundância de informação pode por vezes confundir os clientes e distrair da mensagem central da marca.
Com esta nova estrutura, a equipa de criatividade concentrar-se-á na produção e desenvolvimento de conteúdos criativos para envolver o público em todos os canais de marketing. Já a equipa de performance adoptará uma abordagem analítica para avaliar a colocação, volume e eficácia quantitativa da estratégia de marketing, visando impulsionar a excelência operacional e um melhor alinhamento com o desempenho de vendas.