MARKETING

Meta e Universal Music Group Ampliam Acordo Global

O acordo inclui esforços para abordar conteúdo não autorizado gerado por inteligência artificial

A Meta e a Universal Music Group (UMG) anunciaram um acordo global ampliado e de longa duração com o objectivo de reforçar as oportunidades criativas e comerciais para artistas da UMG e compositores da Universal Music Publishing Group (UMPG) nas diversas plataformas globais da Meta. Este novo entendimento abrange redes sociais populares como Facebook, Instagram, Messenger, Horizon, Threads e, pela primeira vez, o WhatsApp.

Este acordo sublinha o compromisso conjunto das duas empresas em proteger os criadores humanos e a sua arte, garantindo, entre outros aspectos, que artistas e compositores sejam devidamente compensados. Além disso, ambas as partes continuarão a colaborar na abordagem de conteúdos gerados por IA sem autorização, uma preocupação crescente que pode afetar negativamente os artistas e compositores.

O novo acordo é uma evolução do marco estabelecido em 2017, quando a UMG se tornou a primeira grande empresa de música a licenciar os seus catálogos de música gravada e de edição musical em toda a rede de plataformas da então Facebook. Desde então, as duas empresas têm explorado novas formas criativas para que a música licenciada prospere no ecossistema da Meta, que inclui o Facebook, Instagram, experiências de realidade virtual através do Meta Quest e Horizon, conteúdo gerado por utilizadores (UGC), streaming ao vivo e outros produtos Meta.

Este acordo também amplia as oportunidades de monetização para a UMG, bem como para os seus artistas e compositores, com ênfase em vídeos curtos, uma área de inovação e colaboração que ambas as empresas têm vindo a desenvolver. Além disso, a UMG licenciou música para o WhatsApp, abrindo novas possibilidades de valor para artistas e compositores no futuro.

Tamara Hrivnak, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Música e Conteúdo na Meta, expressou entusiasmo com a renovação do acordo, destacando a importância da música nas plataformas da Meta e a capacidade desta de conectar fãs, artistas e compositores, não só nas redes já estabelecidas, como Instagram e Facebook, mas também em novas formas no WhatsApp.

Michael Nash, Diretor Digital e Vice-Presidente Executivo da UMG, elogiou a Meta pelo seu compromisso contínuo com os artistas e compositores, afirmando que a colaboração entre as duas empresas reflete uma visão centrada nos artistas e no respeito pela criatividade humana, especialmente em tempos de desafios tecnológicos como os apresentados pela IA.

Este novo acordo entre a Meta e a UMG representa um passo significativo na evolução da colaboração entre a indústria musical e as plataformas de redes sociais, apontando para um futuro onde a música continua a desempenhar um papel central na conexão entre pessoas em todo o mundo.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo