O Impacto Positivo da Publicidade Inclusiva nos Negócios
Estudo reforça a importância da inclusão como um motor de sucesso no mundo dos negócios
Um novo estudo, publicado pela Unstereotype Alliance em parceria com a Saïd Business School da Universidade de Oxford, demonstra que a publicidade inclusiva não só promove o progresso social, como também oferece claras vantagens comerciais para as marcas.
O relatório intitulado “The Business Case for Inclusive Advertising”, apresenta evidências empíricas de que as práticas de publicidade inclusiva resultam num melhor desempenho comercial e num aumento de valor para as marcas.
Principais conclusões do estudo
- As marcas que adoptam práticas de publicidade mais inclusivas registaram um aumento médio de 3,46% nas vendas a curto prazo e 16,26% nas vendas a longo prazo.
- Estas marcas são mais recordadas pelos consumidores, têm maior poder de fixação de preços e geram maior lealdade.
- As marcas com maior pontuação em métricas de inclusão registaram melhorias significativas na consideração (33% superior), escolha como primeira opção (62% superior) e fidelização (15% superior).
O estudo analisou 392 marcas de cinco grandes corporações (Bayer, Diageo, Mars, Mondelēz e Unilever) em 58 países, durante quatro anos (2020-2023). As categorias analisadas incluíram confeitaria, cuidados pessoais, beleza, cuidados com animais de estimação, álcool e produtos de saúde.
A metodologia combinou dados quantitativos e qualitativos, focando-se na análise de campanhas de publicidade inclusiva e na sua correlação com métricas comerciais e de valor da marca.
Os resultados do estudo mostraram consistência em várias categorias de produtos e mercados geográficos, provando que a publicidade inclusiva não é uma questão local, mas uma estratégia global com resultados positivos.
O relatório utiliza a métrica “Gender Unstereotype Metric” (GUM) da Kantar para avaliar o grau de inclusividade da publicidade de uma marca. As campanhas que obtiveram maior pontuação em GUM também apresentaram melhores desempenhos comerciais.
O documento inclui exemplos de campanhas de sucesso que adoptaram a publicidade inclusiva. Um exemplo citado é o da Mars Inc., que registou melhores resultados de vendas em campanhas que apresentavam maior representação feminina.
O estudo conclui que a publicidade inclusiva não só é eticamente necessária, como também gera valor financeiro substancial para as marcas. As marcas que adoptam práticas inclusivas são mais competitivas, têm maior lealdade dos clientes e maior poder de fixação de preços.