Exposição em Luanda Celebra Centenário de Uanhenga Xitu
A mostra reúne obras de 26 artistas angolanos que reinterpretam o legado cultural do escritor, nacionalista e político angolano
Está patente ao público, até 28 de Setembro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, uma exposição comemorativa do centenário de Agostinho André Mendes de Carvalho, mais conhecido como Uanhenga Xitu. A mostra, que celebra a vida, obra e legado deste destacado escritor, nacionalista e político angolano, reúne 28 obras de 26 artistas nacionais. A exposição é organizada pela Afrikanizm Art, Face Studio e Karga Eventos.
João Boavida, CEO da Afrikanizm Art, destaca a diversidade de abordagens, técnicas e estilos das obras seleccionadas, que reflectem o impacto de Uanhenga Xitu nas artes e na sociedade angolana. Segundo João Boavida, os artistas apresentam interpretações únicas da vida e obra do homenageado, estabelecendo ligações entre as suas narrativas literárias e os desafios actuais.
No âmbito da exposição, foram distinguidos três artistas pela Fundação Uanhenga Xitu: O primeiro prémio foi atribuído a Kabú pela obra “O Grito da Sanzala”. Osvaldo Ferreira conquistou o segundo lugar com “Nas Vestes de Uanhenga Xitu”. O terceiro classificado foi Josué Dombele, premiado pela obra “Ideia sobre Cárcere”.
As obras expostas estão disponíveis para aquisição, revertendo o valor das vendas para a Fundação Uanhenga Xitu. A exposição pode ser visitada diariamente entre as 09h00 e as 15h00.