NOTÍCIAS

Sustentabilidade e Desenvolvimento Dominam Evento do Sector Petrolífero

Empresas na Angola Oil & Gas 2024 destacam esforços de sustentabilidade e desenvolvimento económico no sector energético

A recente edição da Conferência e Exposição Angola Oil&Gas 2024, que decorreu nos dias 02 e 03 de Outubro, reuniu importantes players do sector petrolífero angolano. O evento serviu de palco para várias empresas apresentarem os seus projectos e reafirmarem o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país. Destacamos as participações de algumas empresas.

Sonangol reafirma papel central na transição energética

A petrolífera nacional de Angola, Sonangol, reiterou o seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento sustentável de hidrocarbonetos durante a conferência. Sebastião Gaspar Martins, CEO da empresa, afirmou que a Sonangol não abandonará o petróleo e gás, mas avançará no desenvolvimento desses recursos de forma sustentável.

A empresa está a concentrar os seus esforços no desenvolvimento de gás não associado, bem como em fontes de energia alternativa, como a solar. Sebastião Martins destacou a reestruturação interna da empresa nos últimos cinco anos, que resultou na criação de cinco unidades de negócio principais.

Petro World anuncia nova fábrica em Angola

A Petro World, companhia especializada em petróleo e lubrificantes, anunciou a implantação de uma fábrica em Luanda prevista para 2025. O projecto visa produzir 10 mil garrafas de lubrificante diariamente, contribuindo para a economia local e criando postos de trabalho.

Evandro dos Santos, representante da empresa, destacou o compromisso da Petro World com a sustentabilidade e a formação da mão-de-obra local, com foco na juventude.

ACREP procura consolidar posição no mercado angolano

A Companhia de Recursos Energéticos de Angola (ACREP), segunda operadora privada angolana de petróleo do país, participou da conferência com o objectivo de divulgar suas operações e estabelecer parcerias. Pedro Sebastião, Diretor de Relações com Investidores, destacou os desafios enfrentados pelo sector, incluindo a necessidade de financiamentos.

TotalEnergies: 100 anos de inovação e sustentabilidade

André Teixeira, responsável pela comunicação da TotalEnergies EP Angola, ressaltou a importância da participação da empresa, que comemora 100 anos de existência global e 70 anos em Angola. O projecto “Kaminho”, a primeira iniciativa offshore na Bacia do Kwanza, foi destacado como um empreendimento promissor para a indústria petrolífera angolana.

A empresa também anunciou o lançamento do projecto “100 anos 100 empreendedores”, que visa apoiar 100 jovens na criação de negócios.

Petromax destaca crescimento e desafios do sector

Wilson Neves, chefe da área de contratos da Petromax, destacou as oportunidades e os desafios enfrentados pela empresa e pelo sector petrolífero em Angola. A Petromax, especializada na construção de estruturas metálicas e pipelines, tem como principais clientes grandes operadoras do sector.

Wilson Neves observou que, desde 2022, a indústria tem mostrado sinais de recuperação após o impacto da pandemia, permitindo que as empresas avancem nos seus projectos.

A Conferência Angola Oil&Gas 2024 expôs as ambições das empresas do sector, no entanto o sector petrolífero angolano enfrenta desafios significativos, desde a necessidade de diversificação económica até às pressões globais para a transição energética. O verdadeiro teste para estas empresas será a implementação efectiva de estratégias que equilibrem os interesses económicos com as exigências ambientais e sociais, num país que ainda luta para converter a sua riqueza em recursos naturais em desenvolvimento sustentável para a sua população.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo