MOVE 24: Pensamento Lateral, Brand Voice e Sustentabilidade
Sustentabilidade global, autenticidade das marcas e estratégias inovadoras para o futuro de Angola foram temas apresentados na conferência
Na Conferência Internacional de Liderança MOVE 24, em Luanda, três temas trouxeram uma visão diferenciada para os profissionais de marketing, introduzindo abordagens inovadoras sobre o futuro de Angola, a voz das marcas e a sustentabilidade global.
Teodoro Fernandes, Diretor de Marketing da Unitel, desafiou os presentes a repensar a maneira como abordam os desafios do país. Na palestra intitulada “Pensamento Lateral”, Teodoro Fernandes defendeu que os angolanos precisam olhar para além do óbvio, adotando um pensamento criativo e estratégico. Inspirando-se no conceito de Edward de Bono, o palestrante destacou que soluções inovadoras são necessárias para enfrentar os obstáculos socioeconómicos, não só no marketing, mas também em outras áreas como a engenharia e a medicina.
Teodoro Fernandes também abordou a complexidade do actual cenário económico angolano, salientando a importância de um plano claro para o futuro do país até 2050. “A minha geração, que nasceu na década de 80, corre o risco de não se aposentar da mesma forma que os nossos pais. Precisamos, urgentemente, de um plano claro para nosso futuro até 2050”, alertou. “Devemos trabalhar para encontrar soluções que beneficiem todos”.
Isabel Fernandes, CEO da agência Bee Executive, apresentou a sua perspectiva sobre o papel da ‘Brand Voice’ na criação de conexões autênticas com as novas gerações. Isabel Fernandes destacou que a voz de uma marca vai além de logótipos e slogans, tendo o poder de transformar vidas e influenciar a sociedade.
“O poder da voz de uma marca está na sua capacidade de tocar o coração das pessoas e de criar conexões verdadeiras”, afirmou. A oradora identificou três pilares essenciais para construir uma ‘Brand Voice’ impactante: consistência, clareza e relevância.
Isabel Fernandes também abordou a crise de relevância enfrentada por muitas marcas no mercado actual, enfatizando a importância de criar histórias que se tornem parte da vida das pessoas. “Estamos em um mundo competitivo, onde o ruído é constante. Poucas marcas realmente se destacam e se tornam relevantes”. No final, Isabel Fernandes deixou uma provocação aos presentes: “Que tipo de voz vocês querem que as vossas marcas tenham?”
Lilhan Barbosa, especialista em tendências sustentáveis, trouxe uma mensagem urgente sobre os desafios que o planeta enfrentará até 2030. Com uma abordagem focada no impacto das mudanças climáticas e na necessidade de uma nova mentalidade global, Lilhan Barbosa alertou para a pressão sobre os recursos naturais causada pelo aumento da população, projectada para atingir 8,5 mil milhões em 2030. “Precisaremos de 35% a mais de alimentos, 40% de água e 50% de energia”, afirmou.
Lilhan Barbosa incentivou os presentes a refletirem sobre como as suas acções podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e consciente, enfatizando a interdependência de todas as formas de vida. “O futuro não é dado, ele é construído”, lembrou a especialista, destacando a necessidade de um compromisso colectivo com práticas sustentáveis.