Tecnologia

Unilever Adopta Gémeos Digitais e Inteligência Artificial na Produção de Imagens

A multinacional está a implementar uma nova abordagem à criação de conteúdos com recurso a tecnologias digitais avançadas

A Unilever anunciou uma nova estratégia para a produção de imagens dos seus produtos, em resposta à crescente procura por conteúdos digitais. De acordo com comunicado oficial, a empresa está a implementar tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, nomeadamente a plataforma NVIDIA Omniverse, para criar “gémeos digitais” dos seus produtos. Segundo a Unilever, esta abordagem visa aumentar a atractividade dos produtos, reduzir a complexidade operacional e acelerar a criação de conteúdos.

De acordo com dados fornecidos pela própria empresa, esta nova abordagem permite que as imagens dos produtos sejam criadas duas vezes mais rapidamente e com custos 50% mais baixos. A Unilever afirma que este método conduz a uma maior consistência de marca e a uma criação de conteúdos mais célere.

Segundo o comunicado, a tecnologia 3D em tempo real utilizada pela empresa, nomeadamente a plataforma de desenvolvimento NVIDIA Omniverse, permite criar representações digitais dos produtos. A Unilever descreve que cada “gémeo digital” contém todas as variantes, rótulos, embalagens e formatos de idioma num único ficheiro, funcionando como uma fonte centralizada dos dados do produto. A empresa indica que a adopção do Open Universal Scene Description (USD) visa garantir a compatibilidade entre os seus sistemas e fornecedores.

O comunicado refere ainda que ao modificar os seus métodos de criação de imagens de produtos, a Unilever procura integrar estas imagens nos seus fluxos de trabalho de conteúdo, desde a televisão até ao comércio digital, com o objectivo de reduzir a duplicação em todo o processo de uma média de cinco para um.

“Transformámos o que antes era um processo complexo e lento num sistema de marketing que liberta as nossas equipas para se concentrarem no que fazem melhor – pensar em grande, ser criativo, ultrapassar limites e criar magia para as nossas marcas”, afirmou Esi Eggleston Bracey, Directora de Crescimento e Marketing da Unilever.

“Não se trata de produzir mais conteúdo – qualquer um pode fazer isso. Trata-se de começar com uma compreensão profunda das necessidades e desejos das pessoas, executando as nossas campanhas com criatividade e apoiadas por uma máquina de criação de conteúdo de alta qualidade para entregar desejo à escala. Os nossos gémeos de produtos podem ser implementados em qualquer lugar, com precisão e consistência, para que o conteúdo seja gerado mais rapidamente e de acordo com a marca. Chamamos-lhe criatividade à velocidade da vida!”, acrescentou a responsável.

Ao simplificar os fluxos de trabalho de conteúdo com esta abordagem inovadora, a TRESemmé Tailândia obteve resultados notáveis, incluindo:

– Uma redução de 87% nos custos de criação de conteúdo;

– Conteúdo gerado duas vezes mais rápido;

– Um aumento de 5% na intenção de compra.

O grupo de negócios de Beleza e Bem-estar da Unilever foi o primeiro a testar a tecnologia e já a integrou no seu fluxo de trabalho mais amplo de criação de conteúdo em linhas de produtos como TRESemmé, Dove, Vaseline e Clear. Esta integração está a resultar em economias de até 55% e uma produção 65% mais rápida de conteúdo, duplicando a taxa de cliques enquanto mantém a atenção três vezes mais tempo.

A Unilever indica que, ao estabelecer uma única fonte digital para as imagens dos produtos, os seus profissionais de marketing poderão dedicar mais tempo aos aspectos criativos do desenvolvimento de conteúdo. De acordo com o comunicado, a empresa afirma possuir mais de 500 aplicações de IA implementadas na sua operação, com o objectivo de simplificar processos e potencialmente aumentar a procura pelas suas marcas.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo