5 Profissionais Angolanas Integram Delegação à Cimeira Internacional Women in Tech
TIS apoia presença feminina angolana na 4.ª edição da Women in Tech Global Summit, em Osaka, no Japão

Cinco profissionais angolanas da área da tecnologia vão representar o país na próxima edição da Women in Tech Global Summit, a realizar-se de 23 a 25 de Abril de 2025, em Osaka, no Japão. A sua participação conta com o apoio da TIS, no âmbito de iniciativas voltadas para a promoção da diversidade e da inclusão no sector tecnológico.
Sob o lema “Designing Future Society of Our Lives”, a cimeira reunirá 650 delegados de 60 países e mais de 80 oradores. Entre os temas em debate incluem-se inteligência artificial, blockchain, cibersegurança e tecnologias sustentáveis, com enfoque em soluções inclusivas. Um dos momentos de destaque será o lançamento do Protocolo de Osaka para a Equidade de Género em Sociedades Digitais Inovadoras e Sustentáveis, documento que pretende estabelecer compromissos globais em torno da equidade de género no universo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Para Yara Mupei, responsável de Recursos Humanos da TIS, “a diversidade de perspectivas impulsiona soluções mais robustas e adequadas aos desafios contemporâneos. A performance e a inovação das empresas são impactadas com maior diversidade de género nos seus quadros”.
As representantes angolanas
A delegação nacional é composta por cinco profissionais com percurso reconhecido no sector das tecnologias de informação:
- Jaqueline Ngulo – MBA em gestão de tecnologia de informação, administradora de sistemas BSS – OSS, activista digital, escritora, directora de parcerias e financiamento da Comunidade Feminina de Tecnologia de Informação, e fundadora da VEUMA.
- Lucilene Fortes – Especialista em sistemas de informação, fundadora da TRYBU.
- Marilda Sungu – Técnica de virtualização e administradora de sistemas, membro da Comunidade Feminina de Tecnologia de Informação.
- Yara Pimentel – Especialista de sistemas e activista digital.
- Sandra Catraio – Consultora de negócios e analista de suporte de sistemas, também membro da Comunidade Feminina de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Esta presença angolana na cimeira visa contribuir para a visibilidade do talento feminino nacional no panorama tecnológico internacional, promovendo referências que possam inspirar mais jovens mulheres a seguirem carreiras no sector STEAM.