NOTÍCIAS

Campanha de Saúde Visual Beneficia Centenas de Pessoas no Uíge

Durante três dias, acção conjunta permitiu consultas gratuitas, rastreios e a oferta de óculos personalizados a crianças e jovens com albinismo

O Centrooptico participou na campanha “Cirurgia de catarata, rastreio de patologias oculares”, que decorreu entre os dias 28 e 30 de Abril na província do Uíge. A iniciativa, liderada pelo Governo Provincial do Uíge, Ministério da Saúde e Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), teve como objectivo melhorar o acesso a cuidados de saúde visual junto da população local.

Durante os três dias de acção, foram realizadas 154 consultas de optometria gratuitas e 565 rastreios visuais. A intervenção teve particular atenção às crianças e jovens com albinismo, com idades entre os 5 e os 20 anos, que irão receber óculos graduados com lentes adaptadas às suas necessidades específicas, incluindo protecção contra raios ultravioleta.

Segundo José Geraldes, Director Técnico do Centrooptico, esta foi a primeira vez que a equipa levou os serviços de optometria para fora dos gabinetes, através da utilização de equipamentos portáteis de diagnóstico. As actividades foram realizadas no Colégio 11 de Novembro.

Além dos rastreios e consultas, a campanha possibilitou a realização de 304 cirurgias às cataratas no Hospital Oftalmológico do Uíge, resultado da colaboração entre a equipa médica local e oftalmologistas voluntários. De acordo com os organizadores, o objectivo foi assegurar tratamento a todos os pacientes com indicação clínica, prevenindo a progressão para cegueira irreversível.

A iniciativa contou com o apoio do Centrooptico, da NABP – Associação Norueguesa de Cegos e Amblíopes, e da ANCAA – Associação Nacional de Cegos e Amblíopes de Angola. As entidades envolvidas sublinham a importância da cooperação para garantir o acesso equitativo à saúde visual.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo