NOTÍCIAS

Microsoft Firma Acordo com a Rubicon Carbon para Aquisição de Créditos de Remoção de Carbono

A tecnológica norte-americana comprometeu-se a adquirir 18 milhões de toneladas de créditos, num dos maiores compromissos corporativos no mercado voluntário de carbono até à data

A Microsoft celebrou um acordo com a Rubicon Carbon para a aquisição de 18 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono baseados na natureza. Trata-se de uma das maiores iniciativas deste tipo alguma vez registadas no mercado voluntário de carbono, segundo as duas empresas.

O compromisso prevê contratos de aquisição com duração entre 15 e 20 anos, centrados em projectos de Aflorestação, Reflorestação e Revegetação (ARR) em diversas regiões do mundo.

De acordo com Brian Marrs, Director Sénior de Energia e Remoção de Carbono da Microsoft, “o financiamento de projectos deve estar no centro do mercado voluntário de carbono, e este acordo sinaliza a procura a longo prazo pela remoção de carbono necessária para mobilizar investimentos de grande escala.”

A parceria inclui a criação de uma estrutura de avaliação desenvolvida em conjunto, que combina os critérios científicos e de qualidade da Microsoft com os padrões de integridade da Rubicon Carbon. Esta será responsável por identificar e conduzir a análise técnica dos projectos, com prioridade para iniciativas com potencial de escala, mas com acesso limitado a financiamento.

Segundo a Rubicon Carbon, o objectivo passa por “mobilizar capital em larga escala” e expandir soluções de mercado que contribuam para enfrentar as alterações climáticas. Tom Montag, CEO da empresa, afirma que “enfrentar as alterações climáticas exige mais do que boas intenções, requer mobilização de capital à escala.”

O acordo insere-se na estratégia de sustentabilidade da Microsoft, que inclui o compromisso de atingir emissões negativas até 2030 e remover, até 2050, todas as emissões geradas directa ou indirectamente desde a sua fundação.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo