NOTÍCIAS

88% dos Consumidores Norte-Americanos Compram de Marcas Alinhadas com os Seus Valores

Estudo da Givsly mostra que o activismo de marca é cada vez mais um factor decisivo na escolha dos consumidores

Uma nova pesquisa da Givsly revela que 88% dos consumidores norte-americanos compram de marcas que se alinham com os seus valores pessoais. O estudo “The Rise of Conscious Consumers: How Values Drive Customer Purchases” indica uma mudança no comportamento de consumo, onde as considerações éticas e sociais parecem ter ganho relevância nas decisões de compra.

É importante notar que a Givsly, empresa que encomendou o estudo, opera no sector de soluções publicitárias baseadas em valores, o que pode influenciar a interpretação dos resultados.

A pesquisa analisa o comportamento de compra orientado por valores e revela uma mudança significativa nas expectativas dos consumidores em relação ao posicionamento das marcas. A tendência é especialmente acentuada entre a Geração Z e consumidores multiculturais, segmentos que, segundo o estudo, estão dispostos a pagar mais por produtos de marcas com que se identifiquem ideologicamente.

O relatório mostra que 2 em cada 3 americanos estariam dispostos a pagar mais por marcas que reflectem os seus princípios. Esse número sobe para 79% entre os jovens da Geração Z. Além disso, 55% afirmam sentir-se mais leais a marcas que comunicam abertamente os seus valores e 84% estariam dispostos a recomendá-las a outras pessoas com base nisso.

Apesar da polarização social, apenas 12% dos inquiridos preferem que as marcas se mantenham neutras em temas sociais. Para 53%, a ausência de posicionamento é motivo de desilusão. O estudo evidencia que os consumidores não esperam perfeição, mas sim coerência e autenticidade. Um terço reconhece que as marcas podem evoluir, mesmo que tenham cometido erros no passado.

Os dados mostram que os anúncios que incorporam doações para causas sociais captam mais atenção do que os formatos tradicionais. Este tipo de publicidade é especialmente eficaz em sectores como saúde, turismo, retalho e tecnologia. De forma geral, campanhas publicitárias com conteúdo orientado por valores tendem a gerar maior envolvimento do público do que anúncios digitais convencionais.

Além disso, 63% dos consumidores dizem querer saber quais as causas apoiadas pelas marcas. Entre os temas que mais mobilizam os americanos estão o bem-estar animal (38%), a saúde mental (37%) e a segurança alimentar (34%).

A expectativa de alinhamento de valores é particularmente forte em sectores como o retalho, restauração, saúde, serviços financeiros, tecnologia e até no sector automóvel. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem sobre temas como direitos das mulheres, sustentabilidade, diversidade, apoio a comunidades locais e desastres humanitários.

Segundo a Givsly, os consumidores estão cada vez mais atentos ao posicionamento das marcas e valorizam a coerência com os seus princípios pessoais.

A pesquisa foi conduzida com mais de 2.100 adultos nos EUA, entre Março e Abril de 2025, em colaboração com a GWI.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo