O Standard Bank de Angola (SBA) realizou ontem o “China Day”, um evento que serve para celebrar a relação crescente com a comunidade chinesa em Angola e destacar a estratégia de proximidade com os seus clientes.
O evento revela-se como uma estratégia sólida para entender e atender às necessidades específicas dos seus clientes chineses, uma visão partilhada em detalhe por Carolina Vasconcelos, Diretora de Marketing e Marca do SBA.
Quando questionada sobre a importância do China Day na estratégia global do banco, Carolina respondeu: “O China Day enquadra-se na nossa estratégia de proximidade. A comunidade chinesa tem ganho uma preponderância crescente em Angola. Graças à nossa parceria de 15 anos com o banco chinês ICBC, um dos maiores bancos do mundo, temos a robustez e a capacidade de entender as necessidades dos nossos clientes chineses e alavancar isso para outros mercados.”
O principal objectivo desta iniciativa, diz Carolina, é transmitir uma “mensagem de proximidade”, mostrando que, apesar de estarem em Angola, o banco está cada vez mais sintonizado com as particularidades da crescente comunidade chinesa.
O SBA, segundo Carolina, tem segmentos distintos de grandes empresas e PMEs, ambos contendo empresas chinesas em crescimento. “Para que continuem a crescer, precisamos conhecer os seus negócios. Por isso, temos colegas chineses e angolanos com formação na China, que conseguem interagir e responder eficazmente às necessidades diárias destes clientes.”
Sobre a recepção da comunidade a iniciativas como o China Day, Carolina notou o comprometimento e reconhecimento significativos. “Fazemos eventos deste género com regularidade. O China Day, dedicado especificamente à comunidade chinesa, tem uma adesão sempre superior comparado com outros eventos. Há claramente um valor percebido no nosso esforço de compreender e apoiar os seus negócios.”
Com cerca de 500 contas de empresas chinesas sob sua alçada, o SBA demonstra, com o China Day, o desejo genuíno de estreitar relações, fornecer soluções personalizadas e aprofundar o seu entendimento das nuances do mercado chinês em Angola.
Marcas em acção é uma publicação especializada em notícias sobre marcas, marketing e comunicação.
Redacção: marcas@marcasemaccao.com