5 tendências a aprofundar para quem pretende destacar-se em Social Media em 2019
O panorama de Social Media está a mudar rapidamente e com KPI (Key Performance Indicators – indicadores de resultados) mais complexos, alterações constantes nas tecnologias e novas técnicas, é mais importante do que nunca ficar à frente no jogo. Vamos ver, então, quais são as tendências que estão a marcar a actualidade e aproveitá-las melhor:
1. O Storytelling para inspirar e conectar
O Storytelling é a melhor ferramenta para se conectar com o seu público. Facilmente se percebe como a narrativa, combinada com a realidade aumentada (RA), faz parte das principais plataformas de redes sociais. Igualmente as marcas utilizam o Storytyelling, alinhando as suas narrativas com a promoção de mudanças sociais positivas.
Estudos mostram que 92% dos consumidores têm uma imagem mais positiva de uma empresa quando esta apoia uma questão social ou ambiental. E quase dois terços da Geração Millennial e da Geração Z expressam uma preferência por marcas que representam algo relevante. A Nike, já em Março de 2019, fez um vídeo muito emotivo sobre as mulheres, que deu a volta ao mundo e chegou aos corações tanto dos homens como das mulheres, acrescentando ainda mais ao seu Storytelling de empoderamento, a todos os níveis.
Ver vídeo
É hora de contar óptimas histórias:
Aproveite a oportunidade para se envolver activa e genuinamente em mudanças sociais positivas. Construa e conte as suas histórias em torno das instituições de solidariedade, actividades comunitárias e causas locais que apoia. Adopte as tecnologias de vídeo, RA e imagens a 360º, para contar a sua história da maneira mais envolvente possível. Se o seu público é das gerações Millennial e Z vai chegar mais perto deles.
2. O LinkedIn: Uma jóia em crescimento
LinkedIn supera já os 500 milhões de utilizadores e a plataforma que começou como uma ferramenta de emprego, está a tornar-se numa rede fundamental para RH (Recursos Humanos), Marketing e Vendas.
Aqui a figura do Networking está baseada na troca de informações, contactos e estabelecimento de relacionamentos com pessoas e empresas que partilham o mesmo interesse. Os utilizadores podem desenvolver estratégias para todos os tipos de negócios e crescer através de redes, tanto e B2B como em B2C. O LinkedIn e uma óptima fonte para descobrir clientes potenciais. Segundo a Hubspot, a rede é 277% mais eficaz neste aspecto do que Facebook e Twitter.
Facto para acompanhar:
O LinkedIn gera mais de 50% do tráfego social para sites B2B e é considerada a fonte mais confiável de conteúdo. Portanto, não é surpreendente que 98% dos profissionais de marketing de conteúdos usem o LinkedIn para marketing B2B e geração de leads.
3. Chatbots
Aplicativos como Messenger e WhatsApp estão hoje configurados para usar os chatbots, atendendo às necessidades dos clientes e a maior parte dos consumidores usa-os com naturalidade.
É a tecnologia ao serviço da relação entre pessoas e marcas.
Um chatbot é simplesmente um programa de conversa, automatizado, disponível no seu site ou Facebook Messenger, e interage com os seus clientes para ajudá-los com solicitações. De acordo com o Facebook, já em 2018 existiam mais de 300 mil chatbots activos. Se a sua empresa usa o Facebook mas não tem um chatbot activo, está a perder uma ferramenta valiosa.
Os canais de Social Media lideram pelo exemplo. Segundo a empresa global de pesquisa Gartner , 68% dos líderes do serviço indicam que bots e VCA (Virtual Customer Assistants) verão crescer ainda mais a sua importância nos próximos dois anos, transformando-se em grandes geradores e receitas. Com 83% dos clientes a dizer que precisam de ajuda no momento da compra, um chatbot melhora claramente a taxa de conversão de checkout.
Adoptar os chatbots:
Muitas pessoas ouvem a palavra chatbot, mas não aplicam a funcionalidade ao seu próprio negócio. Em 2019 pode facilmente criar um chatbot para responder às seguintes perguntas na sua página do Facebook:
- Qual é o horário de atendimento?
- Quais são os serviços ou produtos?
- Qual é a loja física mais perto de mim?
- Estou com dificuldades ao fazer um pedido. Pode ajudar-me?
- Enviar alertas, ofertas sensíveis ao tempo e avisos de emergência.
É hora de começar a trabalhar com recurso ao chatbot, e ampliar a sua oferta, oferecendo níveis mais elevados de satisfação ao cliente. Aqui tem um guia que lhe mostra como implementar um chatbot em menos de 30 minutos: https://www.falcon.io/insights-hub/topics/customer-engagement/set-up-facebook-messenger-bots-chatbot/
4. Realidade Aumentada
A realidade aumentada (RA) já é um facto, mas muitos profissionais de Marketing de Social Media ainda não estão a utilizar estas ferramentas. O que é exatamente a realidade aumentada? Basicamente são efeitos que nos dão a sensação de estar a ver em terceira dimensão. Um exemplo simples são os filtros faciais do Snapchat ou outras App que os Smartphones já têm:
Facto para acompanhar: Estima-se que os mercados de realidade aumentada e realidade virtual ultrapassem US$ 298 biliões até 2023. Espere, em 2019, ver mais ferramentas disponíveis para si, já que o Facebook fez parcerias com mais de 700 marcas para alcançar o plano de RA da empresa.
Deixar voar a criatividade em RA:
Um terço dos consumidores faria uma compra imediata se pudesse aceder a uma visualização RA antes da compra, pois existem muitas situações em que precisamos de visualizar um produto antes de nos sentirmos à vontade para comprá-lo.
Exemplos: IKEA Place permite colocar móveis 3D, em escala, na sua casa, usando a lente da câmara do seu iPhone.
O aplicativo Virtual Artist da Sephora, permite aos utilizadores experimentarem digitalmente a maquilhagem. Os gestores de Social Media devem aproveitar novos desenvolvimentos em RA assim como a sua integração com os Bots.
5. Instagram em ascensão
O Instagram provou ser o rei do engagement em 2018, atingindo recentemente um bilião de utilizadores ativos.
Que quer isto dizer para os profissionais de Marketing de Social Media? Se a sua marca não estiver no Instagram, então é hora de melhorar o seu jogo. Adicionalmente, no dia 19 de Março, o Instagram anunciou o Checkout sem sair da aplicação, ainda em testes nos Estado Unidos. A curto prazo, é muito provável que as compras sejam ainda mais convenientes para os fiéis utilizadores do Instagram.
Poderia o Instagram ultrapassar o Facebook? O Facebook tem 2,27 biliões de utilizadores, mas este número está a diminuir devido a questões de privacidade e, claro, à queda do número de utilizadores com menos de 30 anos, que deixaram esta plataforma por preferirem o Instagram. Curiosidade: No Instagram, as marcas têm 4% de engagement do total de seguidores. Em redes como Facebook e Twitter, o engagement é inferior a 0,1%. E só 36% dos profissionais de marketing usam o Instagram, em comparação com 93% que usam o Facebook (Fonte Buffer).
Não ignore o Instagram:
Existem muitas tendências do Instagram para 2019, mas talvez o mais significativo seja o vídeo vertical. Lançado em Junho de 2018, o IGTV é o aplicativo de vídeo exclusivo para utilizadores móveis, tamanho 9:16. Fique atento, também, à funcionalidade de check out anunciada recentemente.
Em 2019 será mais um ano de desafios e novidades para os profissionais de Marketing de Social Media, por isso, é bom pôr a sua estratégia em prática.
Quais as tendências de 2019 que mais o atraem? Comente abaixo ou envie-nos os seus comentários.
A opinião de Liliana Salazar Sáenz, Consultora e Formadora de Marketing Digital. A Liliana pode ser encontrada em LinkedIn.
Fontes
https://www.marketingdive.com/news/study-brands-with-a-purpose-grow-2x-faster-than-others/521693/
https://sumo.com/stories/linkedin-traffic
https://www.acumenresearchandconsulting.com/augmented-reality-and-virtual-reality-market
https://blog.messengerdevelopers.com/messenger-at-f8-2018-44010dc9d2ea
https://www.wired.co.uk/article/instagram-doubles-to-half-billion-users
https://datareportal.com/reports/digital-2019-angola?rq=angola