Executivos de Logística Preocupados Com Recessão Em 2024
Angola Ocupa a 47.ª Posição no "Agility Emerging Markets Logistics Index 2024"
Angola encontra-se na 47.ª posição no “Agility Emerging Markets Logistics Index 2024“, sinalizando os desafios e oportunidades no panorama logístico dos mercados emergentes. Este dado destaca a necessidade do país fortalecer as suas capacidades em termos de logística, clima de negócios e infraestrutura digital, para atrair mais investimentos e melhorar a sua posição competitiva a nível global.
No contexto mais amplo, executivos globais de logística estão preocupados com uma potencial recessão em 2024 e com a dependência excessiva de cadeias de fornecimento centradas na China. Apesar das incertezas, há um esforço contínuo para diversificar operações e explorar novos mercados, com foco em África, conforme revelado pelo “Agility Emerging Markets Logistics Index 2024”. A pesquisa da Agility revela que 62% dos profissionais planeiam aumentar os investimentos neste continente.
A pesquisa realizada com 830 profissionais da indústria mostra uma ligeira redução no temor de uma recessão global, caindo de quase 70% no ano anterior para 50% este ano. Simultaneamente, mais de 63% dos inquiridos estão a ajustar as suas cadeias de fornecimento, movendo a produção para locais múltiplos ou mais próximos dos seus mercados domésticos, com impacto significativo na China, líder mundial de produção.
Tarek Sultan, Vice-Presidente da Agility, aponta para a complexidade do ambiente actual, marcado por riscos de inflação e recessão, além de tensões geopolíticas que influenciam as relações comerciais globais.
O estudo também indica um crescimento na adopção de serviços digitais de frete, de 37,8% para 52% em cinco anos, como medida contra o aumento dos custos logísticos. A China e a Índia permanecem no topo do ranking para logística doméstica e internacional, enquanto no quesito prontidão digital, a China ascende à primeira posição.
Marcas em acção é uma publicação especializada em notícias sobre marcas, marketing e comunicação.
Redacção: marcas@marcasemaccao.com