A Música da Universal Regressa ao TikTok
O catálogo musical da Universal Music Group volta a estar disponível no TikTok após novo acordo de licenciamento
O imbróglio entre a Universal Music Group (UMG) e o TikTok chegou ao fim, após meses de tensão e acusações mútuas. Os utilizadores da popular plataforma de vídeos curtos ficaram privados, desde fevereiro, de aceder às músicas de artistas como Taylor Swift, Drake e The Weeknd, pertencentes ao gigante discográfico.
Mas, finalmente, as duas entidades chegaram a um novo acordo de licenciamento, que promete uma nova era de colaboração estratégica. O desfecho põe termo a um braço de ferro que ameaçava prejudicar gravemente os interesses dos artistas, compositores e fãs.
O impasse teve origem no final do acordo anterior de licenciamento, em Janeiro deste ano. Incapazes de chegar a novos termos, houve acusações de parte a parte. A UMG acusou o TikTok de colocar os lucros à frente dos interesses dos criadores, enquanto a plataforma de vídeos argumentou que a “ganância” da gravadora ia contra os melhores interesses dos seus artistas e compositores.
Contudo, as divergências foram ultrapassadas com o novo acordo anunciado. Este abre caminho a benefícios para os artistas, compositores e editoras da UMG, além de assegurar a devolução das suas músicas à comunidade global de mais de mil milhões de utilizadores do TikTok.
De acordo com o comunicado conjunto, a parceria foca-se no valor da música, na primazia da criatividade humana e no bem-estar da comunidade criativa. As duas organizações comprometem-se a impulsionar a inovação no engagement dos fãs e a melhorar a remuneração dos artistas e compositores.
Além disso, o acordo prevê novas oportunidades de monetização através do crescente ecossistema de e-commerce do TikTok. A plataforma também investirá em ferramentas centradas nos artistas para maximizar o seu potencial junto da vasta comunidade de utilizadores.
Paralelamente, as duas entidades vão trabalhar para garantir que o desenvolvimento da Inteligência Artificial na indústria musical protege a criatividade humana e os rendimentos dos artistas e compositores. O TikTok compromete-se ainda a remover conteúdos não autorizados gerados por IA e a melhorar a atribuição aos criadores.