Tecnologia

Amazon Utiliza Inteligência Artificial para Detectar Produtos Danificados Antes do Envio

A iniciativa faz parte dos esforços da empresa para melhorar a experiência do cliente e contribuir para a sustentabilidade ambiental

A Amazon, gigante do comércio electrónico, está a implementar uma inovadora tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para identificar produtos danificados antes que estes sejam expedidos para os clientes. Esta iniciativa, denominada Projecto P.I. (Investigador Privado), visa assegurar que os consumidores recebam os artigos nas condições esperadas, contribuindo simultaneamente para os esforços de sustentabilidade da empresa.

O sistema, que combina IA generativa e tecnologias de visão computacional, está a ser utilizado nos centros de distribuição da Amazon na América do Norte. Milhões de produtos, desde alimentos para animais a capas de telemóveis, passam diariamente por túneis de imagem onde o Projecto P.I. efectua uma análise minuciosa.

O funcionamento do “Investigador Privado” é relativamente simples: antes de um artigo ser enviado, passa por um túnel de imagem onde o sistema utiliza visão computacional para o examinar e avaliar, detectando possíveis defeitos, como uma capa de livro dobrada. Caso seja identificada alguma anomalia, o produto é isolado e investigado para determinar se existe um problema mais amplo com itens semelhantes.

Os colaboradores da Amazon revêem os artigos assinalados pelo Projecto P.I., decidindo se estes podem ser revendidos com desconto através do site Amazon Second Chance, doados ou destinados a outro fim. Esta tecnologia funciona como um par extra de olhos para os funcionários, melhorando as inspecções manuais em vários centros de distribuição na América do Norte. Espera-se que a tecnologia seja expandida para locais adicionais ao longo de 2024.

Dharmesh Mehta, vice-presidente de Serviços para Parceiros de Venda Mundial da Amazon, afirma que o objectivo é proporcionar a melhor experiência possível aos clientes em cada compra. A utilização de IA e imagens de produtos nas instalações operacionais permite detectar eficientemente potenciais danos e resolver mais problemas antes que os artigos cheguem aos consumidores.

Além de melhorar a experiência do cliente, o Projecto P.I. também se alinha com os esforços de sustentabilidade da Amazon. Ao prevenir o envio de itens danificados ou defeituosos, a empresa reduz devoluções indesejadas, o que por sua vez diminui o desperdício de embalagens e as emissões de carbono associadas ao transporte adicional.

Kara Hurst, vice-presidente de Sustentabilidade Mundial da Amazon, destaca que a empresa está a utilizar IA para cumprir os seus compromissos de sustentabilidade com a urgência que as alterações climáticas exigem, ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente.

Em paralelo, as equipas da Amazon estão a desenvolver um sistema de IA generativa que utiliza um Modelo de Linguagem Multimodal (MLLM) para investigar as causas de experiências negativas dos clientes. Este sistema analisa o feedback dos consumidores e as imagens captadas pelo Projecto P.I. nos centros de distribuição para confirmar a origem dos problemas.

Esta tecnologia também promete auxiliar os parceiros de venda da Amazon, tornando os dados sobre defeitos mais facilmente acessíveis. Por exemplo, se um parceiro colocar acidentalmente etiquetas com o tamanho errado num produto, a Amazon poderá comunicar o problema, ajudando a prevenir a recorrência do erro.

O Projecto P.I. representa assim um exemplo significativo do foco da Amazon na melhoria da experiência tanto para os clientes como para os parceiros de venda, demonstrando como a IA pode ser aplicada para optimizar processos logísticos e contribuir para práticas comerciais mais sustentáveis.

Parceiros Banner Unisaude As melhores soluções do mercado para o benefício saúde

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo