Novo Projecto Promove Massificação do Desporto em Angola
O lançamento do projecto coincidiu com a reinauguração do campo F.C. Vila Clotilde
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e a Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) lançaram o projecto ReviengAngola, uma iniciativa que visa a requalificação e construção de infraestruturas destinadas à prática desportiva, com foco nos escalões de formação.
O lançamento do projecto coincidiu com a reinauguração do campo F.C. Vila Clotilde, em Luanda, cujas instalações foram reabilitadas no âmbito deste programa. A cerimónia contou com a presença de diversas figuras nacionais e internacionais, incluindo representantes do governo angolano e do sector desportivo.
O evento incluiu a disputa de dois jogos nos escalões Sub-14 e demonstrações de habilidades em Karaté, Golfe e Esgrima. Foi também prestada homenagem a Fernando José Matos de Sousa, uma personalidade que está ligada ao F.C. Vila Clotilde há 57 anos, tendo desempenhado funções como jogador, treinador e, actualmente, como membro da Direcção do Clube.
O F.C. Vila Clotilde, fundado em 1953, tem um historial notável na formação de atletas que se tornaram campeões pela selecção nacional. Actualmente, o clube conta com 305 atletas distribuídos por quatro modalidades: Basquetebol (155), Karaté (80), Golfe (40) e Esgrima (30).
O Programa ReviengAngola, de âmbito nacional, tem como objectivo criar condições para que os clubes possam desenvolver mais atletas e melhor preparados, beneficiando assim as selecções nacionais, tanto masculinas como femininas.